Releases 28/10/2025 - 16:05

InCor é eleito o melhor hospital de cardiologia da América Latina


Referência na área, o instituto é destaque em ranking internacional e sobe posições entre os melhores do mundo.

Pelo sexto ano consecutivo, o Instituto do Coração (InCor), vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), se posiciona entre os melhores centros de saúde no ranking World’s Best Specialized Hospitals, organizado pela revista americana Newsweek em colaboração com a consultoria Statista.

Desta vez, de acordo com a edição divulgada no dia 10 de setembro, a instituição atinge sua melhor colocação, não apenas liderando a lista dos melhores da América Latina, como alcançando o 12º lugar em cardiologia e o 28º lugar em cirurgia cardiovascular no mundo - subindo seis e nove posições respectivamente em relação ao ano anterior.

"É o resultado do trabalho de mais de 3.800 profissionais especializados. Comprovamos como é possível fazer medicina de qualidade dentro do SUS", orgulha-se o cardiologista Roberto Kalil Filho, presidente do Conselho Diretor do InCor. O compromisso com a saúde pública de qualidade, vale destacar, se reflete em números: somente em 2024, o instituto realizou mais de 240 mil consultas ambulatoriais e atendeu cerca de 22 mil pacientes na Unidade de Emergência Referenciada, sendo 85% via Sistema Único de Saúde, o SUS.

“Estamos lado a lado com algumas das mais renomadas instituições internacionais, como a Mayo Clinic, a Cleveland Clinic e a Johns Hopkins nos Estados Unidos”, ressalta, por sua vez, Fabio Jatene, vice-presidente do Conselho.

A sondagem da Newsweek, realizada de forma online entre maio e julho de 2025, leva em conta recomendações de milhares de profissionais de saúde, entre médicos e gestores, dados de acreditação e certificações, além da pesquisa sobre medidas de resultados relatados pelo paciente (PROMs, na sigla em inglês) da Statista.

Os resultados são validados por um conselho global de especialistas renomados, que avaliam os principais hospitais públicos e privados de todo o mundo em 12 áreas médicas. Para ter uma ideia da grandeza, o ranking deste ano inclui 300 hospitais para cardiologia e oncologia, 250 para pediatria, 150 para cirurgia cardíaca, endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia e ortopedia, 125 para neurocirurgia e urologia, 150 para neurologia e 125 para ginecologia e obstetrícia. A ideia é que a lista funcione como um guia para quem busca tratamento especializado e personalizado para doenças raras ou condições complexas.

O InCor é um modelo de excelência em saúde, integrando assistência de ponta, pesquisa científica, inovação tecnológica e a formação de profissionais altamente qualificados. “Temos protocolos internacionais rígidos, com gerenciamento por metas e resultados comparáveis aos dos principais centros cardiológicos globais”, observa Jatene.

Com 48 anos de história, o InCor nasceu da visão de grandes nomes da medicina brasileira, como Euryclides de Jesus Zerbini, Luiz Venere Décourt, Adib Jatene e Fulvio Pileggi. Com trajetória marcada por conquistas como a realização do primeiro transplante cardíaco da América Latina, o instituto é um hospital de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíacas e torácicas, que atende pelo SUS, convênio e particular.

E ao lado do InCor está a Fundação Zerbini (FZ), essencial para o funcionamento do hospital. Sem fins lucrativos, é responsável por fomentar, captar e gerir recursos que transformam a saúde no Brasil.

Hoje, reafirmando seu protagonismo na valorização da soberania científica nacional, investe no Centro de Ensino, Simulação e Inovação (Cesin), dedicado à capacitação de equipes multiprofissionais por meio de simulações realistas, em um ambiente tecnologicamente avançado.

Muito além dos progressos comprovados em estudos e pesquisas e do uso tecnologia de ponta em exames e procedimentos, o instituto desenvolve iniciativas voltadas a uma medicina mais humanizada e inclusiva. É o caso do recém-anunciado VIVA: Visão Integrada da Vascularização na Angina, um programa pioneiro no Brasil para diagnóstico e tratamento da doença coronária não obstrutiva, com foco especial na saúde cardiovascular da mulher.

"O que torna essa conquista no ranking ainda mais significativa é o fato de sermos um hospital público, que alia excelência científica e clínica à missão de servir a toda a sociedade", conclui Fabio Jatene.

A excelência em números

Contando com médicos e especialistas multiprofissionais, 459 leitos e equipado com tecnologia de ponta, em 2024 o InCor contabilizou:

5.731 cirurgias

12.468 internações

22.644 atendimentos de emergência

248.182 consultas

3.786.094 exames

49 transplantes de coração

35 transplantes de pulmões