OAK BROOK, Illinois, March 21, 2018 (GLOBE NEWSWIRE) -- O McDonalds anunciou hoje que irá firmar parceria com franqueados e fornecedores para reduzir as emissões de gases de efeito estufa relacionados aos restaurantes e escritórios do McDonalds em até 36% até 2030 com base no ano de 2015, em uma nova estratégia para lidar com a mudança climática global. Além disso, o McDonalds se compromete com uma redução de 31% na intensidade das emissões (por tonelada métrica de alimentos e embalagens) em toda sua cadeia de fornecimento até 2030, considerando os níveis de 2015. Essa meta combinada foi aprovada pela
iniciativa Metas Científicas (SBTi, em inglês).
Com essas ações, o McDonalds espera evitar que 150 milhões de toneladas métricas de gases de efeito estufa sejam emitidas para a atmosfera até 2030. Isso equivale a tirar 32 milhões de carros das ruas durante um ano inteiro ou a plantar 3,8 bilhões de árvores e cultivá-las por 10 anos. A meta irá permitir que o McDonalds desenvolva o negócio sem aumentar suas emissões.
Para criar um futuro melhor para nosso planeta, devemos estar todos envolvidos. O McDonalds está fazendo sua parte ao estabelecer essa ambiciosa meta para reduzir as emissões de gases do efeito estufa para enfrentar o desafio da mudança climática global, disse Steve Easterbrook, Presidente e CEO do McDonalds, que anunciou o plano em um
vídeo divulgado pela empresa. Para atingir essa meta, vamos produzir nossos alimentos de modo responsável, promover energia renovável e utilizá-la de maneira eficiente e reduzir o desperdício e aumentar a reciclagem.
Para atingir essa meta, o McDonalds irá atuar em toda a sua cadeia de fornecimento, escritórios e restaurantes para ser uma empresa mais inovadora e eficiente através de melhorias como luzes de LED, equipamentos de cozinha energeticamente eficientes,
embalagens sustentáveis, reciclagem nos restaurantes e promovendo e apoiando práticas agrícolas sustentáveis. Em colaboração com milhares de franqueados, fornecedores e produtores, o McDonalds vai priorizar a ação sobre os maiores segmentos da sua pegada de carbono: produção de carne bovina, utilização e produção da energia do restaurante, embalagens e resíduos. Esses segmentos combinados são responsáveis por aproximadamente 64% das emissões globais do McDonalds.
Com base na dinâmica dos programas existentes relacionados a florestas, agricultura e eficiência energética, o McDonalds e seus parceiros continuarão a identificar soluções práticas para reduzir emissões de gases de efeito estufa e ampliá-las. Em seu comprometimento com a transparência, o McDonalds irá expandir seus sistemas de medição e comunicar anualmente sobre o progresso, os desafios e as conquistas.
O progresso ambiental não acontece simplesmente, ele exige uma liderança arrojada de todos nós, disse Fred Krupp, Presidente do Fundo de Defesa Ambiental. Como uma das marcas mais conhecidas do planeta, o McDonalds está bem posicionado para liderar, e sua nova e ambiciosa meta climática irá inspirar inovação, colaboração e, ainda mais importante, reduções das emissões dos gases de efeito estufa em todas as operações globais e cadeia de fornecimento da empresa.
O trabalho do McDonalds para cuidar do planeta e das comunidades já dura quase três décadas, incluindo o estabelecimento de uma parceria revolucionária com o Fundo de Defesa Ambiental (EDF, em inglês) para a redução de embalagens e resíduos. Mais recentemente, em 2014, o McDonalds divulgou uma Declaração da sua Posição sobre Energia e Clima, estabelecendo a visão da empresa sobre a tomada de ações efetivas e colaborativas para enfrentar a mudança climática. Além disso, em 2015, o McDonalds desenvolveu um Comprometimento com as Florestas, que aborda os impactos da cadeia de fornecimento no desflorestamento. Isso fortaleceu as bases da estratégia climática da empresa, já que o desflorestamento é responsável por cerca de 15% das emissões globais dos gases de efeito estufa.
A presença do McDonald's alcança todas as regiões do mundo. Esse anúncio importa porque compromete uma das maiores empresas do mundo com reduções de emissões científicas significativas, com toda a amplitude do seu sistema da cadeia de alimentos. Isso também coincide com a decisão de se unir à coalizão We Are Still In com milhares de outras empresas dos EUA, disse Carter Roberts, Presidente e CEO do World Wildlife Fund (WWF) nos Estados Unidos. Embora as ações do setor privado não possam resolver completamente a crise climática que nosso planeta enfrenta, anúncios importantes como esses e coalizões como essas lidam em conjunto com a questão climática, criam uma dinâmica e movimento para escalar as soluções de que precisamos.
O lançamento dessa meta científica é o passo mais recente na jornada do McDonalds para estimular uma mudança significativa e utilizar sua
Dimensão para o bem. O McDonalds está enviando uma mensagem forte ao tornar-se a primeira rede de restaurantes a definir uma meta científica de emissões de gases de efeito estufa. Os líderes do McDonalds entendem que não é necessário aumentar as emissões para desenvolver uma empresa, disse Andrew Steer, Presidente e CEO do World Resources Institute (WRI), um dos parceiros da iniciativa Metas Científicas. Ao trabalhar com fornecedores para criar e desenvolver práticas agrícolas mais sustentáveis e reduzir resíduos, o McDonalds irá traçar o caminho que é melhor para sua franquia, seus clientes e o meio ambiente. O WRI apela para que o McDonalds busque mais oportunidades para alinhar seu modelo de negócios e cadeia de valores com as realidades de um mundo com recursos limitados. Nós permanecemos firmes para auxiliar a empresa a buscar estratégias que resultem em consumidores mais saudáveis e em um planeta mais sustentável.
A
iniciativa Metas Científicas (SBTi) é uma colaboração entre WRI, WWF, CDP (antigo Projeto de Divulgação de Carbono) e o Pacto Global das Nações Unidas, que ajuda as empresas a determinarem o quanto devem cortar das emissões para fazer sua parte no combate à mudança climática.
Com base em anos de envolvimento com o setor de carne bovina, o McDonalds lançou suas 2020 metas para a sustentabilidade da carne bovina em 2017. Elas definiram os próximos passos para a colaboração de produtores e parceiros do setor de carne bovina para identificar, compartilhar e escalar proativamente as práticas mais sustentáveis da produção de carne bovina. Já em 2018, o McDonalds lançou as novas
metas de embalagem e reciclagem e fortaleceu seu
comprometimento para ajudar as famílias.
Sobre o McDonalds O McDonalds é o maior varejista alimentício do mundo, com mais de 37.000 restaurantes em mais de 120 mercados. Mais de 90 por cento dos restaurantes McDonalds em todo o mundo são de propriedade e operados por comerciantes independentes locais.
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