Releases 21/10/2015 - 11:37

Como evitar a exposição da intimidade na internet


(DINO - 21 out, 2015) - Com a facilidade em tirar fotos e gravar vídeos em celulares e tablets e armazená-los em cartões de memória, nos aparelhos pessoais ou até mesmo na nuvem, acabamos não nos atentando a um fator importante: a segurança destes arquivos. A preocupação surge quando casos iguais ao que aconteceu recentemente com o ator Stênio Garcia, que teve fotos íntimas com sua esposa publicadas na internet, são divulgados.

Desde 2013, a lei 12.737, chamada de lei "Carolina Dieckmann" - a atriz também teve fotos íntimas publicadas na internet - torna crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares. Crimes deste tipo serão punidos com multa mais detenção de seis meses a dois anos.

Apesar da legislação está mais atuante, é preciso ficar sempre atento. Para evitar que sua intimidade seja exposta e cause muitos transtornos e constrangimentos aos envolvidos, o Blog eMania - Apaixonados por Fotografia, Vídeo e Cinema listou algumas dicas de aplicativos e cuidados básicos que tornarão suas fotos e vídeos mais seguros.

Private Photo Vault
O Private Photo Vault é um aplicativo disponível para IOS que possibilita importar fotos para álbuns privados protegidos por uma senha de quatro dígitos. Além disso, o aplicativo permite que o usuário veja se alguém tentou acessar a galeria e, secretamente, fotografa o invasor e grava a localização do telefone via GPS. Também é possível configurar senhas falsas que exibem álbuns secundários.

Gallery Lock
O Gallery Lock Lite é um aplicativo disponível para Android. O ícone deste aplicativo não fica disponível no celular ou tablet, ele só será acessado pelo usuário após ele digitar o asterisco, seguido da senha, e clicar no botão de chamada do discador. O app também fotografa o usuário caso a senha seja inserida incorretamente por três vezes.

Peek
O Peek é um aplicativo para IOS que deleta a foto enviada depois de 30 segundos de visualização. Para usar este programa não é necessário cadastro, mas a pessoa que recebe a imagem também precisa ter o app em seu telefone.

Snapchat
O já famoso Snapchat é um aplicativo para IOS e Android que serve para o envio de imagens. O programa exige um cadastro de perfil. Depois de cadastrado, o usuário pode enviar mensagens para pessoas que também estiverem logadas no app.
O diferencial do aplicativo é que você pode escolher por quantos segundos a outra pessoa pode ver a foto. O máximo de tempo que o receptor tem para ver a sua foto são 10 segundos. Outro detalhe importante é que se a pessoa tentar copiar a foto, o aplicativo sai da tela da imagem enviada.
Criptografia: um recurso seguro e de fácil uso
Atualmente, várias ferramentas utilizam a criptografia para tornar os dados mais seguros. Ela funciona como uma espécie de embaralhamento dos dados digitais, que só podem ser vistos por quem tiver uma senha para reorganizá-los no formato original. O BitLocker é uma dessas ferramentas com download gratuito para Windows. Com ele, o usuário cria em seu disco rígido uma espécie de fortaleza digital, na qual apenas as pessoas com a senha original conseguem visualizar os conteúdos internos das pastas criptografadas.

Cópias externas
Uma boa alternativa é fazer o backup da sua foto e vídeo em uma mídia externa, como HD portátil, pen drive, CD ou DVD, e, em seguida, apagar os arquivos do disco rígido do computador. Para evitar que os softwares de recuperação de aquivos deletados encontrem suas fotos e vídeos, o usuário deve usar ferramentas especiais, como o Hard Drive Eraser, um programa gratuito para o Windows que tem a função de apagar de forma permanente os dados contidos em discos rígidos.


Website: http://blog.emania.com.br/