Releases 20/10/2016 - 10:35

"Falta de sono aumenta riscos cardiovasculares", diz Fernando Morgadinho em Seminário LIDE Saúd


"Falta de sono aumenta riscos cardiovasculares", diz Fernando Morgadinho em Seminário LIDE Saúde

PR Newswire

SÃO PAULO, 20 de outubro de 2016 /PRNewswire/ -- " O sono é fundamental para a vida, em especial para guardar memória e hoje não é muito valorizado.  A média ideal são 7 ou 8 horas de sono por dia. Caso contrário, há aumento de mortalidade, riscos cardiovasculares e diminuição do efeito de vacinas. A média do brasileiro é muito baixa. O profissional que dorme mal trabalha mal, e há uma queda de produtividade", defende Fernando Morgadinho, neurologista e especialista do sono e professor de Neurologia da UNIFESP. O médico foi o expositor do Seminário LIDE Saúde, promovido pelo LIDE ? Grupo de Líderes Empresariais, ocorreu na noite desta quarta-feira (19), no Auditório da Gocil, em São Paulo. O debate foi mediado por Gustavo Ene, CEO do LIDE.

 

3327
Crédito da foto: Fredy Uehara

 

De acordo com o neurologista, a qualidade do sono está relacionada com a raiz do funcionamento orgânico e tem relação direta com o aprendizado e à capacidade intelectual. "A maioria dos adultos acumula de 5 a 7,5 horas de débito de sono ao longo de uma semana regular de trabalho. A restrição de sono é aditiva, que pode afetar o julgamento e o desempenho mental. A piora no desempenho se acumula com restrição crônica de sono", afirmou o médico.

Segundo o neurologista, a falta de sono pode gerar uma série de alterações no organismo, porque o sistema imunológico precisa de descanso para responder às ameaças com eficiência.  "Dormir pouco pode causar aumento de peso e estresse e ainda elevar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e hipertensão e outras doenças", afirmou.

O médico comparou a privação do sono com os efeitos do álcool, pois ambos afetam o desempenho mental e físico da pessoa. "19 horas sem dormir, para um homem de 90 kg, corresponde a 6 copos de cerveja ou 3 copos de vinho; já 24 horas sem dormir gera efeitos equivalentes a 12 copos de cerveja ou 6 copos de vinho", disse.

Esta edição do Seminário LIDE Saúde contou com o patrocínio das empresas AMIL, EMS, TAKEDA e UNITCARE. Apoio GOCIL e RV ÌMOLA. Como fornecedores oficiais, ANTILHAS, CDN COMUNICAÇÃO, ECCAPLAN e L´ENVIE. As revistas AMÉRICA ECONOMIA e LIDE; as rádios BANDEIRANTES e BAND NEWS, PR NEWSWIRE e THE WINNERS foram mídia partners.

Contato:
Cristiane Felix
cristiane.felix@cdn.com.br  
(11) 3643-2753

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2016-10-20/original/3327.jpg)

FONTE Seminário LIDE Saúde