São Paulo--(
DINO - 04 ago, 2016) - O zumbido é um sintoma que atinge aproximadamente de 10 a 15% da população brasileira. Sua incidência é maior com o aumento da idade, uma em cada cinco pessoas com idade entre 55 e 65 anos apresenta queixa de zumbido (Demeester et al, 2007).
No que diz respeito a perda auditiva, Nosrati-Zarenoe et al. (2007) relatam que 80% das pessoas que possuem zumbido apresentam perda auditiva. De acordo com Branco-Barreiro et al (2015), independente do grau, a perda auditiva deve ser considerada uma vez que a falta de audição aumenta a percepção do zumbido.
Embora não exista cura para o zumbido, existem muitas estratégias comprovadas para ajudar aqueles que possuem perda auditiva e sofrem deste mal. Uma destas estratégias é o enriquecimento sonoro, conhecido como terapia sonora, no qual um som é utilizado de forma terapêutica para desviar a atenção do zumbido. O uso do aparelho auditivo por si só é outra solução, pois a amplificação dos sons do ambiente pode mascarar a percepção do zumbido, sendo uma forma eficaz para o tratamento.
No mundo atual é comum a preocupação com a aparência, principalmente em relação às necessidades especiais, e particularmente com a audição. Com o avanço da tecnologia, as limitações impostas pela deficiência podem ser superadas tanto no que diz respeito às necessidades auditivas quanto estéticas.
Nesse cenário, a Phonak desenvolveu o Lyric. Um aparelho auditivo revolucionário e de uso prolongado. O Lyric é o único aparelho auditivo que é usado 24 horas por dia, ao dormir, tomar banho e praticar esportes. Não é necessário retirá-lo para trocar as pilhas, ou realizar limpeza e manutenção, além disso, o Lyric fica invisível na orelha.
O Lyric tem apresentado resultados eficientes no tratamento do zumbido. Um estudo com 15 pessoas comprovou que a estimulação sonora contínua proporcionada pelo Lyric reduz significativamente mais rápido a percepção do zumbido. A maioria dos estudos de zumbido verifica o impacto do tratamento com dois a quatro meses de uso da amplificação, contudo, todos os participantes da pesquisa com o Lyric apresentaram redução imediata na percepção do zumbido na primeira sessão de adaptação do aparelho (Johnson, 2014).
Website:
http://www.phonak.com.br