Releases 21/03/2019 - 14:18

ABES realizará em 28 de março, em São Paulo, o Simpósio Ranking da Universalização do Saneamento e premiará as cidades com melhores indicadores


São Paulo--(DINO - 21 mar, 2019) - A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES promoverá, no dia 28 de março, das 9h às 12h, no auditório do CRQ (Conselho Regional de Química), em São Paulo, o II Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link: http://abeseventos.org.br/2019/02/22/ranking2018/ (veja a programação abaixo).

O Simpósio reunirá especialistas da área de saneamento ambiental e saúde para discutir o Ranking (conheça o estudo neste link: http://abes-dn.org.br/?p=18536), que avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. O estudo analisa as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras de grande, médio e pequeno portes e, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI - Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município.

Durante o evento, os 39 municípios (29 de grande porte e 10 de pequeno e médio portes) do grupo "Rumo à universalização" serão reconhecidos pela ABES em uma cerimônia de premiação.
O Ranking

Compõem o estudo quase 2 mil municípios cujos dados foram fornecidos ao SNIS2 - Sistema Nacional de Informações de Saneamento, o que representa 34% dos municípios do Brasil e 67% da população do país. Os dados de saúde foram obtidos do DATASUS 3 do Ministério da Saúde.
O Ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. O estudo analisa as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes e, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI - Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município.

Na edição de 2018, de acordo com seus indicadores, os municípios foram reunidos em quatro grupos:
- Rumo à universalização (pontuação acima de 489)
- Compromisso com a universalização (de 450 a 489)
- Empenho para a universalização (de 200 a 449,99)
- Primeiros passos para a universalização (abaixo de 200)

Programação:

8h30 às 9h - Recepção e café
9h - Abertura: Roberval Tavares de Souza (presidente nacional da ABES)
9h10 às 9h30 - Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento - apresentação do Ranking ABES da Universalização do Saneamento - edição 2018
9h30 às 9h50 - Juliana Almeida Dutra (diretora de Projetos da Deep - Desenvolvimento e Envolvimento Estratégicos de Pessoas e Clientes e coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes) - apresentação do estudo "A qualidade do Saneamento Ambiental como fator de desenvolvimento social: saúde"
9h50 às 10h10 - Sérgio Valentim (diretor da Divisão de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo)
10h10 às 12h - Premiação de municípios destaque do Ranking ABES da Universalização do Saneamento
Serviço
O quê: II Simpósio Ranking da Universalização do Saneamento e premiação da cidades com os melhores indicadores
Quando: dia 28 de março, das 9h às 12h
Onde: Auditório do CRQ - Conselho Regional de Química - IV região, Rua Oscar Freire, 2039 - Pinheiros, São Paulo

Sobre a ABES

Com 52 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
ABES, há 52 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros.
www.abes-dn.org.br


Website: http://www.abes-dn.org.br