Caxias do Sul, RS--(
DINO - 29 set, 2017) - Foi na "Itália Brasileira" ? Caxias do Sul ? que três profissionais de TI uniram forças para criar a BTI Estratégica em 2013. Com a experiência do trio adquirida em grandes companhias do industrializado polo da Serra Gaúcha, a empresa prosperou oferecendo aplicativos que promovem a Transformação Digital de seus clientes.
A possibilidade de oferecer mobilidade corporativa surgiu logo no começo da BTI. A uMov.me, plataforma de negócios mobile, foi a solução escolhida.
O nome veio dos sobrenomes dos três sócios-fundadores: Edilberto "Beto" Baggio, Gustavo Büchle e Leonardo Bof. Todos iniciados pela letra "B".
Após discutirem vários nomes, veio a ideia de usar a primeira letra dos sobrenomes dos três aliada ao termo "TI Estratégica". Então, surgiu a BTI Estratégica. "É um nome fácil de falar, de escrever e de soletrar", acredita Gustavo Büchle, sócio da empresa.
O início da empresa
Büchle conta que no começo a BTI pretendia atuar como consultoria de gestão de TI e gestão de processos. "Como era um mercado batido, queríamos desenvolver uma solução própria", afirma Büchle.
Mas para começar, apostaram em oito parceiros para oferecê-los a clientes na Serra. A uMov.me estava na carteira, que também incluía a venda de projetos esporádicos usando a expertise dos sócios.
Fizeram um grande investimento para botar um time comercial na rua, para vender tudo. A falta de sinergia entre as soluções foi logo percebida e o início foi de dificuldades.
Os oito parceiros viraram quatro já em 2014, um ano depois da abertura da empresa. A equipe comercial também ficou mais enxuta.
Vitória na crise
A situação começava a melhorar, mas logo veio a crise político-econômica do Brasil. O polo metalmecânico da Serra foi duramente afetado e, com ele, todo o ecossistema de empresas locais, inclusive a BTI.
Para uma empresa nova, o impacto da crise pode ser fatal. Mas a BTI perseverou.
Estudos e adaptações fizeram parte da mudança que manteve a empresa durante a crise. Os quatro parceiros que a BTI representava na região se transformaram em apenas um: a uMov.me.
"Eu era extremamente técnico, mas sempre estudei metodologias de negociação. E com a empresa fui mudando. Atualmente, sou 70% comercial e apenas 30% técnico. Hoje elaboro a arquitetura do projeto, como vai ser feito e a equipe técnica assume, melhorando e entrega!", constata Büchle.
Os resultados vieram, junto à confiança dos clientes e contatos em prospecção. Somente no começo de 2017, a empresa fechou cinco contratos, quase o dobro do ano anterior inteiro!
"Nosso maior desafio foi manter a empresa aberta devido à dificuldade ao empreendedorismo no Brasil. Tivemos de enfrentar tributação, crise e burocracia, mas estamos conseguindo", comemora.
Mesmo na crise, a BTI sempre cresceu em faturamento. Em média, entre 20% e 30% ao ano.
Parceria com uMov.me
O grande desafio no começo da parceria era o investimento nas licenças, sem ainda ter clientes.
A dificuldade perdurou até a BTI adotar a metodologia uMov.me. A empresa foi uma das primeiras a apostar no método e, desde então, tem obtido resultados muito positivos.
Dobraram de faturamento de mensalidade com soluções de mobilidade desenvolvidas na plataforma uMov.me. Agora, a expectativa é triplicar a receita recorrente em 2018.
"A metodologia é focada em ajudar os parceiros para abrir mercado, desenvolver o mercado, trazer e gerar clientes. Os maiores leads que tenho hoje vieram da uMov.me", celebra Büchle.
Com o sucesso, a decisão de se focar somente na uMov.me. A escolha foi motivada pela estabilidade da solução. "Isso me faz não ter custo com suporte. Nos garante rentabilidade, pois não é necessário atender o cliente pra resolver problemas da plataforma", constata.
Claro, mesmo com a metodologia, a BTI ainda precisa fazer o processo para fechar o negócio. É a hora que o lado comercial dos sócios é posto em prática.
Parceiros de fornecimento de Integrações
A parceria com a uMov.me foi além. A BTI desenvolveu um processo para a realização de integrações e transformou isso em uma metodologia que a própria uMov.me já está revendendo a parceiros e clientes finais.
O processo é flexível e pode ser replicado nas mais diversas empresas. Isso se transformou num novo produto da BTI.
Transformação digital em clientes de peso
Basta avaliar o número de usuários de apps para validar o crescimento. Em janeiro de 2017 eram 200, chegaram a 600 e já tem mais 400 usuários em fase final de negociação
Empresas gigantes da região da Serra Gaúcha já são clientes da BTI. Entre elas, diversas transportadoras, como Minuano, Rasador e TW, além da FBA uma grande distribuidora de alimentos com sede em Caxias do Sul/RS.
A maioria dos clientes tem pelo menos dois sistemas implantados pela BTI. Aqueles que ainda estão no primeiro sistema, já começam a buscar formas para adotar a mobilidade para novas áreas.
Futuro da BTI
Os cases já começaram a aparecer: empresas que reduziram custos com equipe entregando mais, em outras, aumento de 50% em produtividade, entre outros.
Na própria BTI, a estrutura enxuta mostra o impacto da transformação digital. São apenas seis colaboradores, que atendem 20 clientes ativos, com o total de 600 usuários.
Surgem novos desafios: mostrar às empresas a importância de aproveitar a crise para investir é um deles, além disso a companhia está investindo em novos mercados. A empreitada mais recente está na área educacional: aplicativos de simulados para alunos.
Com essa solução, os professores passam a aula e lançam um simulado para os alunos fazerem em casa, após a aula. No outro dia, o docente já vai avaliar com precisão os pontos fracos dos alunos e poderá reforçar sua aula com aqueles conteúdos.
O foco do aplicativo são os cursinhos pré-vestibular, já que esse tipo de informação é crucial para melhorar a absorção do conteúdo, possibilitando o aumento nas aprovações. "Cursinho que aprova mais pode cobrar mais", vislumbra Büchle.
Sobre a BTI ? A BTI é uma empresa de consultoria para área de TI com foco em inovação e gestão de processos. Nasceu do conhecimento de profissionais de TI que vivenciaram em seu cotidiano demandas das áreas de negócio em processos de melhoria e crescimento. Tem como principal pilar INOVAÇÃO e como premissa sustentabilidade.
Website:
http://www.btiestrategica.com.br