Goiânia, GO--(
DINO - 09 jun, 2015) - Quem planta sabe, o preparo adequado do solo é uma das principais condições para uma boa colheita. Lançar sementes a esmo, sem conhecer as condições físicas e químicas do terreno para aplicar corretamente fertilizantes e corretivos, é semear no vazio. Hoje, entretanto, o produtor conta com os instrumentos da Agricultura de Precisão (AP) para guiá-lo no preparo da terra, de modo a extrair dela o máximo que possa oferecer e - detalhe importante - sem agredir a natureza.
Ao contrário do que se possa imaginar, a AP não exige um grande investimento. Pequenos e grandes produtores podem dela se beneficiar. Só é preciso conhecer bem os recursos disponíveis no mercado e escolher os mais convenientes em cada caso. O novo curso do portal de Educação a Distância do Senar Goiás, Agricultura de Precisão na Distribuição de Corretivos e Fertilizantes, oferece aos participantes todo o conhecimento necessário sobre o uso da AP na correção e adubação do solo, para que ele possa optar com segurança por um sistema, usufruindo de todos os seus benefícios. As matrículas estarão abertas a partir do próximo dia 5 de junho e devem ser feitas no endereço eletrônico
http://ead.senargo.org.br/.
Como usar mapas, barras de luzes, piloto automático
O curso Agricultura de Precisão na Distribuição de Corretivos e Fertilizantes é destinado não só a agricultores, mas também trabalhadores, prestadores de serviços e pessoas ligadas ao meio rural. O único pré-requisito para a matrícula é ter mais de 15 anos de idade. O ideal, porém, é que o aluno já esteja familiarizado com os fundamentos da AP ensinados dos dois cursos iniciais do programa, também disponíveis no site: Introdução à Agricultura de Precisão e Sistemas de Orientação por Satélite. Assim como os dois primeiros, este terceiro curso é inteiramente gratuito e na modalidade a distância, o que permite ao participante assistir as aulas onde e quando for melhor para ele.
Peça chave da Agricultura de Precisão, uma vez que indicam a dose exata de insumos necessária para melhorar a fertilidade em cada parte do terreno, os mapas de variabilidade são um dos tópicos do novo curso do EaD Senar Goiás. O participante é apresentado aos diversos tipos de mapas, elaborados a partir de amostragens de solo georreferenciadas, e aprende como devem ser interpretados na hora da distribuição de corretivos e fertilizantes. Aprende também a importância de seguir à risca as taxas variáveis de insumos neles indicadas.
Outros módulos do curso abordam equipamentos, como a barra de luzes e o piloto automático, usados nas operações de distribuição de corretivos e fertilizantes para que as taxas recomendadas nos mapas sejam respeitadas.
Ambos são orientados por satélite, guiando o trator na aplicação precisa dos insumos em cada trecho de terra. Existem atualmente no mercado vários modelos de barra de luzes e de pilotos automáticos. Conhecendo as diversas alternativas, o produtor tem mais chances de adotar a mais apropriada à sua realidade.
Mais informações:
http://ead.senargo.org.br/