Rio de janeiro, RJ--(
DINO - 21 dez, 2017) - A compra de um sistema ERP para uma indústria não é uma escolha simples e não deve ser tratada como um produto que você pega na prateleira do supermercado e instala nos computadores da sua fábrica.
Só que depois de escolher seu fornecedor de sistema ERP, virá o próximo passo, a implantação do sistema na sua fábrica. Ou seja, aplicar os conceitos da boa gestão, aliados ao software, no dia a dia da operação da sua fábrica, para assim conseguir extrair o máximo de desempenho e medir a evolução do seu negócio.
Esta segunda etapa não é simples e nem acontecerá da noite para o dia, já que normalmente cada indústria tem suas particularidades e precisará se adaptar às novas culturas e ferramentas. Sua equipe precisa se comprometer e trabalhar em conjunto com um profissional capacitado que irá ajudá-la a implantar a nova cultura na sua fábrica.
Por isso, o Blog Industrial Nomus criou um artigo para lhe ajudar neste processo importante para a evolução da gestão da sua fábrica.
1º Passo: preparar a indústria para a implantação
O primeiro passo que você deve tomar após decidir pela compra do seu sistema ERP industrial e, logo, no investimento em gestão para sua indústria, é "arrumar a casa". Ou seja, você precisa se organizar e preparar sua indústria para receber uma implantação com consultoria em gestão.
* Mapeie os processos da sua indústria de manufatura
* Conheça seu consultor (ou analista) e prepare sua equipe
2º Passo: implantar os módulos do ERP industrial dependendo da demanda
Com as informações dos seus processos organizadas e entregues ao seu implantador (ou analista, ou consultor), sua equipe poderá dar início ao processo de implantação do sistema ERP na sua manufatura.
Com este roteiro planejado, vem a parte interessante. Apesar de um ERP ser um sistema completo que integra os mais diversos setores da sua fábrica, você pode implantar a solução aos poucos, já que todo ERP é organizado por módulos. A implantação pode ser dividida em várias fases, conforme a necessidade da sua fábrica no momento.
Etapa 1 - prepare-se para implantação e estabeleça os objetivos do projeto
Etapa 2 - inicie a organização da produção e controle seu estoque
Etapa 3 - equilibre seus estoques e gerencie os custos da produção
Etapa 4 - cumpra prazos de entrega e aumente a produtividade de seus recursos
Lembre-se que nem todos os ERPs têm os módulos para sua indústria, customizar pode ser uma saída.
3º passo: enxergar além do sistema ERP
Como já mencionei, a implantação de um sistema ERP em uma fábrica é um momento em que sua equipe irá reorganizar todo seu processo e gestão. Você poderá integrar os módulos entre os setores da sua fábrica e, desta forma, conseguir extrair todo o potencial da sua estrutura e ainda reduzir custos.
Olhando desta forma, é possível perceber a importância deste projeto para a cultura da sua fábrica. É fundamental que o analista de implantação do seu fornecedor de ERP e sua equipe enxerguem além da simples aplicação de um software de gestão e pensem em como melhorar todo o processo da indústria.
Leia a matéria completa em:
http://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/09/como-funciona-a-implantacao-de-um-erp-para-uma-industria-de-manufatura/Website:
http://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/09/como-funciona-a-implantacao-de-um-erp-para-uma-industria-de-manufatura/