Releases 29/10/2015 - 15:08

José Borghi está entre os 20 publicitários mais influentes do Brasil.


(DINO - 29 out, 2015) - A revista GO Brasil trouxe a lista dos vinte publicitários mais influentes no país. José Borghi - CEO da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe ? está nesse grupo. O ranking foi criado a partir de consultas feitas com os executivos das trinta maiores agências de publicidade e propaganda do Brasil. Além de José Borghi, nomes como Marcello Serpa (AlmapBBDO), Nizan Guanaes (Grupo ABC) e Rodolfo Medina (ArtPlan) também aparecem na lista. A jornalista Marili Ribeiro assinou a publicação da GO Brasil.

O publicitário José Borghi é um antigo conhecido do mundo da propaganda no Brasil. Dono de treze leões no festival de Cannes ? mais prestigiado festival de comunicação do mundo ?, sete estatuetas do London Festival e quinze prêmios Abril publicidade, José Borghi foi o responsável pelo emplacamento dos mamíferos de pelúcia da Parmalat, pela campanha "É o amor" da Sazon e pela propaganda da Fiat "Rever Conceitos". Esses três cases ficaram registrados na memória dos grandes acontecimentos publicitários do Brasil, sem podermos avaliar qual dos três foi mais influente. No caso da Parmalat, após a campanha, iniciou-se uma febre pela busca dos bichinhos de pelúcia. José Borghi relembra "Até caminhão cheio dos mamíferos de pelúcia foi roubado, tamanha era a procura por eles". Já a campanha da Fiat foi marcada pela obtenção da liderança em vendas no mercado brasileiro? posição que assume até hoje. O caso da Sazon foi o mais emblemático, o grupo japonês precisou abrir duas novas fábricas no Brasil por causa do aumento sem precedentes da procura pelo produto. "As fábricas existentes não davam conta", completa José Borghi.

José Borghi faz parte da lista dos vinte agentes mais influentes da publicidade no Brasil, um setor brasileiro que vem ganhando respeito e prestígio no mundo todo. O festival de Cannes de 2014 rendeu para nosso país 107 leões em quatorze das dezessete categorias premiadas. Se for levado em consideração a colocação, o Brasil ficou com quinze leões de ouro, trinta e um de prata e cinqüenta e oito de bronze. Hoje, a propaganda brasileira briga pela segunda posição no ranking Cannes de países com publicidade de melhor qualidade no mundo. Apenas Estados Unidos e Reino Unido estão na frente das propagandas verde-amarelas.

Em relação ao ano de 2013, o Brasil levou um número menor de leões em Cannes: 115 contra os 107 atuais. Mas os prêmios conquistados no ano de 2014 são mais relevantes. Pela primeira vez nas categorias de Grand Prix de Mobile, Creative Efectiveness e Innovation Lions os brasileiros são os agraciados. As agências vencedoras, respectivamente, foram a FCB Brasil ? case Nívea Sun Kids, Ogilvy ? case da Dove e a Agência Click ? case da Fiat.

Exclusivamente na área da Creative Efectiveness o Brasil nunca tinha chegado nem sequer entre os finalistas do prêmio, tabu esse que foi superado com a vitória da Ogilvy. Segundo o presidente do júri dessa categoria, David Sable ? CEO global da Y&R -, o arrebatamento desse prêmio confirma o nome das agências brasileiras no cenário mundial da publicidade e propaganda.
Website: http://joseborghi.com