Curitiba-PR--(
DINO - 03 jun, 2015) - Artigos portáteis para prática de atividade física em casa e nos parques, esteira que faz o usuário se sentir na Calçada da Fama, em Hollywood, roupa para malhar que promete diminuir o cansaço e toalha que fica gelada ao ser agitada no ar. Estes são alguns dos produtos que serão expostos na Feira de Esporte & Fitness, que acontece desta quinta-feira (4) até o próximo domingo (7), no Centro de Convenções de Curitiba (Barão do Rio Branco, 370, Centro), com entrada gratuita.
São cerca de 40 expositores do Sul e do Sudeste apresentando artigos como equipamentos de musculação e fitness, acessórios, cursos e livros, softwares, moda fitness e beach wear, suplementos alimentares e serviços para academias, clínicas, spas, clubes, condomínios, hotéis e consultórios. O enfoque da feira é comercial, abrangendo vários públicos. "É atrativa tanto para o usuário final, que malha em casa, quanto para o dono de academia ou responsável pela compra de equipamentos para condomínios e clubes", explica João Batista "Batta", diretor da Korppus, promotora do evento, que espera oito mil visitantes.
Algumas empresas apostam em tecnologia. A Fitness One traz para a feira, entre outros produtos, a esteira T 22, que tem realidade virtual para estimular o usuário durante a caminhada ou corrida com vários cenários aparecendo na tela, como a Calçada da Fama em Hollywood, Alpes Suíços, florestas na Alemanha, entre outros, com imagens e sons. O equipamento também permite acesso às redes sociais, como Facebook e Twitter. "Oferece grande resultado aliado a um conceito mais divertido de praticar atividade física", garante William Melilli, gerente comercial da Fitness One.
Na linha dos equipamentos práticos e funcionais, a Equipilates apresenta o Orbital 360º, ideal para o fortalecimento muscular, reabilitação e aumento de flexibilidade. É uma pequena prancha feita em base de madeira, com quatro rodas de silicone que deslizam no solo em todos os sentidos. "Os exercícios no Orbital 360º incluem muitas possibilidades de movimento, com variações de leves a mais complexos, podendo ser circulares ou lineares. É um treino completo que envolve o trabalho abdominal, ajuda a fortalecer os membros inferiores e superiores, além de melhorar a flexibilidade e equilíbrio", conta Bruno Villa Forte, diretor da Equipilates.
Também para a praticidade, a Coolbelt apresenta a Cool Towels, que são toalhas geladas que refrescam ao entrarem em contato com a pele. Basta abrir a embalagem, agitar a toalha e colocá-la em contato com o corpo que a refrescância é imediata. Se a toalha aquecer com a temperatura do corpo, basta agitá-la no ar, e se secarem, basta umedecê-las novamente para reativar sua fórmula. "Ajudam a resfriar o organismo, o que contribui para a melhora do rendimento nas atividades físicas", diz o diretor da empresa, Nicolaas Nienhuys.
A Athletic vai para a feira de olho em quem quer montar uma academia em casa ou em ambientes com espaços reduzidos. "Apresentamos a linha New Fundamental, que tem equipamentos compactos e ideais para academia completa, com valores essenciais como ergonomia e biomecânica", explica Anderson Rosa, gestor nacional da linha Pró da Athletic.
A feira aborda também a evolução do vestuário para quem malha. A Acquamires AM mostra as leggings fabricadas com o tecido Emana, que tem fio inteligente com tecnologia de raios infravermelhos longos, que convertem o calor do corpo humano em benefícios para cuidados com a pele e desempenho esportivo. Segundo a empresa, os minerais bioativos incorporados no fio absorvem o calor do corpo e emanam raios infravermelhos longos de volta para a pele, proporcionando uma sensação de energia renovada sem cansaço de músculos.
A Lion Fitness aposta no conforto do praticante de atividade física para apresentar seu novo elíptico. "Ele tem programas pré-definidos para facilitar a atividade e também biomecânica que gera movimentos mais suaves e focados no músculo durante o exercício, o que traz mais resultado e menos dor", aponta Levi Mendes, diretor de marketing.
A feira também é boa oportunidade para se economizar na compra dos equipamentos. A Point Sport vai oferecer descontos de 20% em equipamentos de musculação. "É uma condição para a feira para incentivar os negócios. A expectativa é de venda acima dos R$ 300 mil, praticamente 50% a mais do que o registrado na feira do ano passado", aponta Leonardo Pimentel, vendedor.
Equipamento para terceira idade
Existem hoje no Brasil cerca de 27 mil academias e perto de 7 milhões de alunos matriculados, segundo dados da da IHRSA Global Report. O faturamento do setor no Brasil passa de R$ 2 bilhões por ano.
Entre os praticantes de atividades físicas vem crescendo o número de pessoas da chamada terceira idade, com mais de 60 anos. São homens e mulheres que buscam principalmente a praticidade, o que fomenta o mercado de treinamento funcional. "São cordas, fitas, bolas, barras, entre outros, que podem ser usadas com segurança e em qualquer lugar. Assim podemos fazer aulas na academia, na casa do cliente ou até mesmo nos parques", diz Rafael Boiko, personal trainer e um dos coordenadores da Feira de Esporte & Fitness.
Segundo ele, 80% dos seus alunos são pessoas com mais de 60 anos. "Eles querem principalmente qualidade de vida e autonomia para fazerem as coisas simples da vida, como pentear o cabelo, vestir a roupa, caminhar pela casa. Os exercícios ajudam muito no equilíbrio e na coordenação motora".
Atualização profissional
Paralelamente à Feira de Esportes & Fitness acontece a Jopef - Jornada Paranaense de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia. São cerca de 70 cursos direcionados aos profissionais destas áreas que abrangem saúde e qualidade de vida, fitness, atividade física, musculação, esportes aquáticos, fisioterapia e nutrição com os mais conceituados especialistas nacionais.
Serviço
Feira de Esporte & Fitness
Data: de 4 a7 de junho de 2015
Horário: das 9h às 21 horas
Local: Centro de Convenções de Curitiba ? R. Barão do Rio Branco, 370, Centro
Entrada gratuita