Releases 30/10/2020 - 19:13

Os impactos da Covid-19 no mercado de A&B no Brasil - restaurantes começam a se recuperar


São Paulo--(DINO - 30 out, 2020) -
O novo Coronavi?rus (Covid-19) trouxe preocupac?o?es na?o so? para os setores da sau?de, mas tambe?m para toda a economia global.
Um dos setores mais afetados foi o A&B (alimentos e bebidas) que teve de se adaptar e reinventar durante o isolamento social causado pela pandemia.


Segundo pesquisas realizadas pela Food Consulting em parceria com o SEBRAE, as estimativas mostram que 20% dos estabelecimentos ja? fecharam em definitivo e ate? 30% dos estabelecimentos podem na?o suportar os pro?ximos meses, gerando um grande impacto no segmento.


A? contrama?o dessa terri?vel crise econo?mica, especialmente para o setor do entretenimento de maneira geral, existem estabelecimentos que se reinventaram e sobreviveram a pior onda da doenc?a, conseguindo chegar a? fase verde e tendo a possibilidade de ter esperanc?a de que a recuperac?a?o financeira chegara? nos pro?ximos meses.


Exemplo disso e? o restaurante Malum, localizado ao nu?mero 1878 da rua Pamplona, no Jardim Paulista, um dos bairros mais nobres da capital de Sa?o Paulo. Segundo Joa?o Gama, um dos dois so?cios-fundadores do empreendimento, o setor foi diretamente e gravemente afetado. O grande sucesso obtido pelo Malum apo?s sua recente abertura fez com que, muito logo, os so?cios fizessem um investimento no ini?cio do ano para melhorias do espac?o e na?o esperavam por uma crise sanita?ria ta?o pro?xima a? e?poca deste alto investimento.


“Tivemos uma queda de 80% do início da pandemia e hoje estamos crescendo exponencialmente atingindo 68%” contabiliza Joa?o.


O restaurante, com capacidade para 135 pessoas conseguiu sobreviver a? pior fase da crise causada pela pandemia, exatamente como diversos outros estabelecimentos do setor tambe?m conseguiram: por meio do delivery.


Segundo aponta dados de pesquisa realizada pela Mobills, o Brasil teve um aumento de 103% nos pedidos via delivery no primeiro semestre de 2020. Os estabelecimentos tiveram de se adaptar a? realidade, inovar no carda?pio, disputar prec?os com a concorre?ncia e tudo isso sem ter a oportunidade de contar com o ambiente aconchegante e sofisticado proporcionado por seus estabelecimentos, que poderiam agregar valor ao prec?o final dos produtos. “Foi algo novo, tivemos muitos ajustes, tivemos que reestruturar o nosso carda?pio com opc?o?es mais em conta, procurar melhores opc?o?es de embalagens e trabalhar com a logi?stica de entrega onde dependemos diretamente da colaborac?a?o do cliente, mas conseguimos superar e ir aumentando o faturamento, mas o ticket me?dio foi menor que o ticket me?dio do cliente que costumava consumir no local” - conta Marcos Gama, so?cio-fundador do Malum Restaurante.
Ainda, segundo Marcos, a pandemia lanc?ou luz a outras coisas antes na?o priorizadas, como as mi?dias sociais que, segundo ele, foram uma das poucas vitrines que possui?ram durante o isolamento social. Com a preocupac?a?o com o digital cada vez maior, o setor do marketing digital, a? contrama?o, teve um aquecimento considera?vel durante as fases vermelha e amarela do Plano Sa?o Paulo.
Medidas como a diminuic?a?o dos custos fixos altos, o desligamento de alguns equipamentos menos essenciais, promoc?o?es para estoque de produtos que na?o tinham uma sai?da fa?cil e, principalmente, parcerias para fornecimento de refeic?o?es e bebidas para empresas pro?ximas ao restaurante, que mantinham uma rotina presencial de trabalhos, foram os pontos principais que permitiram que o Malum continuasse aberto e sobrevivesse a? pior onda de uma das maiores crises sanita?rias que o Brasil ja? viu.


Com um alto investimento em arquitetura e, segundo Joa?o, trabalhando com o que ha? de melhor no mercado com relac?a?o a insumos, o Malum Restaurante, que e? um dos restaurantes de maior movimento na região dos Jardins-SP, tem percebido a retomada do setor, gradualmente, ainda com muitas ressalvas e com seu pu?blico bastante preocupado em seguir todas as recomendac?o?es de distanciamento, uso de ma?scaras e higienizac?a?o constante das ma?os e dos equipamentos dos estabelecimentos. Segundo ele, as pessoas esta?o em busca de um pouco de entretenimento, de uma maneira de poder se divertir fora de casa, mas o cuidado com a sau?de pro?pria e dos demais esta? cada vez mais evidenciada.


Ainda sem expectativa de um fim definitivo, a OMS (Organizac?a?o Mundial da Sau?de) continua recomendando que todos os protocolos de seguranc?a continuem a ser seguidos, dentro e fora de casa.

Observação: todas as fotos apresentadas nesta matéria foram tiradas antes da pandemia.



Website: http://www.malumrestaurante.com.br