(
DINO - 07 mai, 2015) - O anel é uma peça indispensável para aquelas mulheres que não abrem mão de um toque de feminilidade e sofisticação em suas mãos. Perfeito para todas as ocasiões, o acessório pode ser encontrado em estilos clássicos e contemporâneos, com detalhes em pedrarias ou em modelos discretos.
O mais pedido é o anel ouro, que pode ser usado em noivados e casamentos. Confira os tipos de ouro mais utilizados
Ouro amarelo: Quando se fala em aliança, a preferência é o ouro amarelo, sem dúvidas. Segundo pesquisas, mais de 90% das alianças de casamento são douradas e acabam entoando a tradição.
A coloração varia de acordo com a quantidade e tipos de metais que são utilizados. O ouro 18k possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas, sendo 15% de prata e 10% de cobre.
Ouro Branco: Os casais que não gostam de usar dourado geralmente optam por ouro branco ou platina. Aqui no Brasil, este modelo é mais usado como anel de noivado e os modelos com pedra tem agradado muito.
Este modelo é formado por ouro amarelo em grande quantidade com um percentual de liga de prata, paládio, etc. Ele também passa por um banho de ródio.
Ouro rosê: Após ser muito usado na década de 20, o ouro rosê virou tendência forte de uns anos pra cá, impulsionado pelo romantismo. Nesta volta, ele veio repaginado e moderno.
Ele é procurado por aquelas mulheres que desejam diversificar e que normalmente já possuem algumas joias douradas. O metal é formado pela mistura de 75% de ouro puro e 25% de ligas vermelhas, como o cobre.
Anéis em ouro mais vendidos
- Anel em Ouro Branco com Solitário: Elegante e singelo, este modelo é ideal para mulheres clássicas. Seu diamante solitário acrescenta originalidade e valor à peça, transformando-a no presente perfeito para um noivado, formatura ou aniversário.
- Anel em Ouro com Pedra: Os anéis em Ouro com Pedra normalmente são feitos de ouro 18k e são detalhados com pedras nobres, como esmeraldas, zircônias, topázios, ametistas, rubis, entre outras. São opções normalmente voltadas para mulheres com personalidade requintada.
- Anel em Ouro Meia Aliança: Neste estilo, os anéis são feitos com apenas uma parte cravejada com uma fileira única de delicadas pedras, de forma bem discreta. A peça é ideal para combinar com a aliança de noivado ou de casamento, ou mesmo para ser a peça principal destas cerimônias.
Curiosidades históricas sobre anéis de ouro
? O anel de ouro é usado desde a antiguidade. Os povos que não conheciam bem a escrita utilizavam os anéis com símbolos gravados, que funcionavam como selos para autenticar cartas e documentos.
? Entre os hebreus, um anel de ouro era capaz de distinguir o homem rico do pobre, e os filhos dos homens de poder dos empregados. Em Roma, os homens livres usavam anel de ferro e os senadores usavam os de ouro.
? O anel de ouro passou a ser usado entre os cristãos para simbolizar a verdade e a constância de um relacionamento. Era colocado no dedo anelar pela crença de que este dedo se comunica com o coração por meio de um vaso sanguíneo.
Tipos de mão
A forma das mãos desempenha um papel fundamental na escolha dos anéis de ouro. Veja:
- Dedos mais finos ficam melhores com anéis de ouro mais achatados.
- Já em uma mão grande, um anel de ouro muito fino pode acabar ficando perdido. Por isso é interessante usar anéis com uma largura média ou com um design mais arrojado.
- Quem possui dedos compridos pode optar por anéis com um design mais diagonal. Ele irá oferecer a ilusão de uma largura maior das mãos.
- Dedos mais grossos exigem anéis de ouro mais largos, mas é importante que os cantos sejam arredondados para que não exerçam uma pressão que possa marcar os dedos.
- Mãos pequenas se encaixam bem com anéis de diversas pedras ou com meia aliança, por exemplo.
- O uso de pedras maiores em anéis de ouro também combina com pessoas de mãos grandes.
Fonte:
Joias Gold