Releases 29/02/2016 - 18:45

Mensagem da Elliott para Acionistas do Bank of East Asia, Limited www.fairdealforbea.com


HONG KONG--(BUSINESS WIRE-DINO - 29 fev, 2016) -
A Elliott publicou hoje uma nova carta aberta aos acionistas em resposta à recente carta de defesa do Presidente do Conselho e Diretor-Presidente do BEA. A Elliott pede que o Conselho do BEA permita que o mercado avalie livremente o valor real do BEA, através das seguintes medidas:

  • liberar os dois maiores acionistas do BEA de todas as restrições contratuais remanescentes operadas pelo Conselho do BEA, que impedem qualquer desses acionistas de vender ou comprar ações do BEA livremente; e
  • Iniciar um processo de leilão para o BEA já que não há perspectiva real da equipe de administração executiva atual do BEA gerar valor adequado para o acionista ao continuar a gerir o negócio.

Destaques

  • Ao contrário dos comentários do Diretor-Presidente, a Elliott, na verdade, tem investido no BEA há mais de 5 anos - embora a plataforma do Banco seja única, ela sofre da má gestão de longo prazo e em curso. Os resultados de 2015 falam por si.
  • A má gestão do capital no BEA nos últimos anos é indicada por uma alta densidade de ativos ponderados pelo risco e falta de vontade persistente do conselho para alienar ativos punitivos de capital não essenciais. Se o BEA tivesse administrado seu capital de forma mais eficiente, o coeficiente de capital CET1 do BEA poderia estar 390 pontos-base mais alto.
  • A série desnecessária de colocações de ações diluídas para os chamados "acionistas estratégicos" (CaixaBank e SMBC) não resultaram em quaisquer benefícios observáveis ou mensuráveis e, juntamente com os acordos de congelamento relacionadas ao controle associado, demonstram que os compromissos declarados do conselho do BEA para maximizar o valor para o acionista e a boa governança corporativa são meramente palavras vazias.
  • Como se essa afronta não bastasse, essas colocações de ações contribuíram para uma situação em que os acionistas independentes do BEA foram diluídos em 23% desde 1997, enquanto o Diretor-Presidente teve um aumento de 5% (principalmente através de prêmios de opção) em sua participação no Banco com relação ao mesmo período .
  • Incrivelmente, apesar do BEA (por seu próprio conselho) "gozar de uma posição de capital sadia", a recente cobertura da imprensa sugere que o conselho está explorando dinamicamente outra colocação "estratégica" de ações, desta vez para um banco estatal chinês. Qualquer nova emissão de ações deve ser feita de forma totalmente preemptiva por meio de uma emissão de direitos, de modo que o mandato geral do Conselho não seja abusivo.
  • As condições de mercado atuais não são uma barreira para alcançar um bom valor para os acionistas através de uma venda do Banco. Por exemplo, (i) mesmo em condições de mercado fragilizadas no início da crise financeira global de 2008, a venda do Wing Lung Bank foi anunciada a um preço de 2.91 vezes o seu valor contábil; e (ii) a venda do Nanyang Commercial Bank foi anunciada há pouco mais de dois meses, quando o índice Hang Seng estava cerca de 10% maior do que agora, a um preço de 1.88 vezes o seu valor contábil.
  • Há um forte interesse estratégico contínuo nos bancos de Hong Kong e a Elliott acredita que um conselho responsável deve ter a mente aberta quanto a explorar o real valor do BEA. A maioria das outras aquisições dos bancos listados de exploração familiar de Hong Kong nos últimos anos estava cotada a uma faixa de 1,77 - 2,35 vezes o valor contábil - O Conselho do BEA não indicou que esta faixa de preço seria inapropriada para o BEA.
A Elliott disse que o "BEA foi mal administrado por 20 anos ? e já chega para os acionistas independentes. Nós pedimos que o conselho do BEA libere o CaixaBank e o SMBC de todas as restrições contratuais remanescentes quanto às suas participações no BEA e iniciar um processo de leilão para explorar a possibilidade de venda do Banco a um ágio adequado."

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato: Newgate Communications
Richard Barton, +852 9301-2056
richard.barton@newgate.asia Grace Zhang, +852-6756-1127
grace.zhang@newgate.asia Fonte: BUSINESS WIRE