Em 2024, um dos principais movimentos do setor de seguros foi a saída da tradicional Liberty Seguros do mercado brasileiro - ao menos no nome - para dar lugar à Yelum, marca que preserva o legado de longa data, mas que evolui ao oferecer um portfólio mais prático e adaptável à rotina de clientes, corretores e parceiros. O que mais tem impulsionado essa transição é a proposta da companhia de entregar uma marca de espírito livre: atender um consumidor que não abre mão de liberdade e flexibilidade na hora de escolher um serviço.
Mais do que uma mudança de nome, a estratégia foi criar uma identidade que preservasse o relacionamento e a reputação conquistados em décadas de atuação, mas sem perder de vista o olhar para o futuro. A receita tem sido tornar a “excelência acessível”, seja em seguros residenciais, de vida ou em soluções completas para empresas.
“Nós construímos a Yelum como a marca que valoriza a liberdade de escolha e aposta em flexibilidade e proximidade para se conectar com as pessoas”, resume André Truzzi, vice-presidente de Transformação do Grupo HDI, que agora reúne as operações da Yelum no País.
Essa aposta veio em boa hora. Nos últimos anos, só tem crescido a pressão para tornar o seguro menos burocrático, abrir diálogo com o consumidor e acompanhar a digitalização, a personalização e a jornada sem atrito. “Essa tem sido uma transição importante nesse mercado: experiências que simplificam a vida e ampliam escolhas. Consumidores e empresas demandam, hoje, mais que produtos, querem marcas adaptáveis, presentes no cotidiano, soluções práticas para suas escolhas, e canais acessíveis para suporte”, Truzzi complementa.
Aproximação como diferencial
Entre os pilares assumidos pela nova marca no último ano, estão a aproximação com públicos estratégicos, como os corretores, e campanhas que põem o cliente no centro da experiência. Um exemplo foi o Solarium Yelum, projeto que levou a identidade solar da marca a praias de várias regiões durante o verão. A iniciativa se propôs a fortalecer vínculos e mostrar o que realmente significa oferecer proteção completa com presença real. Para tanto, a Yelum ofereceu valet exclusivo para os visitantes, guarda-volumes para armazenamento de pertences, além de área com cadeiras, mesas e guarda-sóis.
Todo o evento foi estruturado para que os convidados deixassem as preocupações de lado e pudessem usufruir do dia com liberdade e tranquilidade, traduzindo, na prática, o compromisso da Yelum em promover bem-estar e experiências memoráveis, Truzzidestaca.
A Yelum também buscou se aproximar de diferentes públicos ao patrocinar eventos com foco em cultura, como os festivais Sensacional na capital mineira, Luzes e Raízes, em São Paulo, e no tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde promoveu diferentes ativações de marca para o público participante. Além disso, em incentivo à vida ao ar livre. A empresa também esteve presente no Festival Energy Land, com atividades na cidade de Belo Horizonte, e contará com uma nova edição em Porto Alegre, no mês de novembro.
No universo dos seguros, a empresa manteve a presença nos principais congressos nacionais para corretores, tais como o Fenacor, em que apostou em estandes interativos e iniciativas de relacionamento, além de colaborar, junto ao Grupo HDI, em eventos de destaque no Sul do País, como o Brasesul, oferecendo, aos parceiros, espaços dedicados ao acolhimento e ao bem-estar.
A companhia também vem reforçando suas campanhas digitais que ampliam o contato com clientes e parceiros, usando situações do cotidiano para mostrar como liberdade e segurança se traduzem na prática. Essa presença digital tem sido, para a marca, mais do que uma estratégia de marketing: “Esse primeiro ano mostrou que, mais do que falar, é preciso ouvir e agir com empatia e contato real; mostrar que sua excelência está muito próxima do cliente, que caminha junto, e que se faz presente nos momentos importantes para ele”, Truzzi acrescenta.
Segundo o executivo, esse olhar busca equilibrar a flexibilidade de uma marca de espírito livre com a confiança fundamental no serviço prestado, mostrando na comunicação - seja nos ambientes físicos ou digitais - o que diferencia a Yelum no dia a dia de quem busca proteção com liberdade.
Tecnologia e experiência: novos rumos do seguro
A escuta ativa também está presente nos investimentos em personalização, inteligência de dados e ferramentas digitais. O resultado são soluções como produtos feitos sob medida, flexíveis em coberturas e franquias, e portais que permitem ao corretor e ao cliente autonomia em tarefas tradicionais, da cotação à gestão de apólices.
O uso estratégico de dados e inteligência preditiva nos permite entender melhor o comportamento dos clientes, antecipar riscos e identificar padrões relevantes para quem quer mais que uma cobertura-padrão. Uma estrutura que sustenta uma jornada digital do início ao fim - da cotação ao pós-venda.
André Truzzi, vice-presidente de Transformação do Grupo HDI
O desafio, nas palavras do vice-presidente, também está em tornar a promessa tangível para parceiros. Para o corretor, isso significa canais exclusivos e um programa dedicado de relacionamento, capacitação digital e treinamento, o Cresça Corretor - pensado para empoderar e dar autonomia a quem está na ponta, e ampliar a capilaridade da marca.
Rebranding de olho no futuro
Do ponto de vista do mercado, o exemplo da Yelum serve para ilustrar um desafio comum a todo o setor: como evoluir sem perder a conexão com a tradição construída. O rebranding, nas palavras de Truzzi, precisa ser acompanhado de mudanças concretas e da preservação de um legado de confiança.
Mas a passagem do primeiro ano da Yelum é menos sobre nostalgia e mais sobre o futuro. O próximo passo, segundo o executivo, é acelerar novas ofertas, trazer mais territórios para dentro da estratégia da marca e não perder de vista o impacto real para quem depende do seguro no dia a dia. “Olhar para frente envolve tanto ampliar o portfólio quanto reavaliar constantemente os canais de relacionamento e entrega de valor. Seguro não é custo, mas estratégia inteligente para garantir continuidade e tranquilidade, mesmo nos imprevistos”, conclui.