Rio de Janeiro, rj--(
DINO - 23 jun, 2017) - Toda a técnica fotográfica só passa realmente a fazer sentido quando colocamos em prática todo o aprendizado, é isso que realmente nos torna um fotógrafo, a capacidade de traduzir em lindas imagens todos aqueles conceitos cheios de números, que no início, naturalmente, parecem mais desafiadores de equacionar, mas que com o tempo, tornam-se algo até trivial, deixando espaço para a coisa mais importante da fotografia: A criatividade.
A proposta deste artigo é ajudá-lo a desenvolver da forma mais natural possível um dos principais conceitos que sempre irão te acompanhar na sua jornada fotográfica, e o tornará um fotógrafo diferenciado: o olhar fotográfico.
Olhar fotográfico
? Dificuldade: baixa.
? Equipamento recomendado: Câmera fotográfica de qualquer tipo.
O olhar fotográfico é algo que podemos potencializar, e a melhor maneira de conseguir isso é fazê-lo trabalhar. Pratique esses exercícios simples e fáceis de seguir que irão melhorar seu estilo fotográfico e suas fotografias independentemente do nível que esteja.
Exercício 1: Simular câmera de filme
Antigamente, antes da câmera digital, nós estávamos limitados a fotografar com os filmes em câmeras analógicas, e o máximo de fotos em um filme eram incríveis 36 poses.
O exercício aqui é justamente fazer uma saída fotográfica, pode ser no seu quintal mesmo, mas só fazer 36 fotos, não podendo apagar as que não deram certo.
Repetindo esse exercício várias vezes, você irá perceber que cada vez mais vai se acostumando em pensar bastante antes de fazer a foto, e isso aumentará significativamente seus resultados.
Exercício 2: Não revisar as fotos
Outra "facilidade" das câmeras digitais é permitir a revisão das fotos, e nós nos acostumamos a ajustar os resultados a partir daí. A ideia aqui é que você se acostume a calcular tudo antes de realmente apertar o botão do obturador. Alguns modelos de câmeras permitem que você desabilite a revisão, isso pode ajudar.
Exercício 3: Não fazer correção ou pós-produção
Saber que o seu resultado não poderá ser melhorado ou corrigido após a foto, é um excelente exercício para ajudá-lo a desenvolver o olhar fotográfico, de novo seu cérebro ficará em alerta máximo buscando informações estudadas para permitir que a sua foto saia o mais perfeita possível.
Exercício 4: Um assunto, várias iluminações
Para realizar esse exercício é necessário que você possa dominar a luz que dispõe, não é necessário ter iluminação de estúdio, nem sequer vários flashes, mas caso tenha um flash externo pode aproveitar mais. Na prática uma luminária de mesa já pode trazer resultados.
Para isso basta colocar um objeto em cima de uma mesa e trocar a luminária de posição, assim poderá perceber como a direção da luz pode afetar seus resultados, além de aprender a dominá-la e a utilizá-la para seu próprio benefício fotográfico
Exercício 5: Série Fotográfica
Uma série fotográfica é uma série de fotos que possuem algo em comum, este algo em comum pode ser a iluminação, a localização, assunto fotográfico, uma temática. Qualquer coisa pode ser uma série que una várias fotografias, como fotografar o mesmo animal em várias situações, ou vários animais da mesma espécie, ou várias pessoas fotografando, ou ainda o amanhecer em vários lugares da sua cidade, entre outros. O mais importante é que cada foto sozinha também seja muito interessante.
Exercício 6: Esqueça o zoom
Este é o exercício que mais ajudará qualquer pessoa que queira melhorar sua técnica fotográfica.
Dispor de uma lente zoom é um luxo, porque te permite, de uma mesma posição, provar infinitas possibilidades de composição só trabalhando com as diferentes distâncias focais que dispomos em nossa lente.
Por isso trabalhar com uma lente fixa nos obriga a trabalhar muito mais para conseguir bons resultados de composição, por exemplo, se quisermos fechar mais o enquadramento de uma foto, devemos fisicamente nos mover para mais perto do assunto para conseguir.
Para realizar esse exercício, não é necessário que você compre uma lente fixa, basta que escolha um único comprimento focal para todas as fotos, por exemplo, se sua lente é uma 18-55mm, pode escolher 55mm e fazer várias fotos, ou 20mm e assim por diante, o importante é não ceder à tentação de usar os outros comprimentos focais disponíveis.
Dicas finais
Esses exercícios foram determinantes para que eu, Simxer, conseguir consistência em meus resultados fotográficos, e vou compartilhar com você uma última dica especial, que é: Anote todos os seus exercícios.
Eu tinha um bloquinho (ainda guardo ele), com o nome do exercício, dia em que estava fazendo a foto, condições do tempo (se fosse foto externa), condições da luz e os exif´s principais como o modelo da câmera, lente, distância focal, abertura, velocidade, ISO, Modo de medição (se eu não usasse o matricial), balanço de branco (se eu não usasse o automático). Isso permitiu que eu evoluísse incrivelmente nos meus resultados, por que depois eu ficava estudando as fotos e me perguntando o que eu poderia fazer diferente e melhor, repetia o exercício, e assim consegui muitas das melhores fotos que fiz em toda a minha carreira, porque aprendi a entender minha câmera e como os conceitos funcionavam nela. Com o tempo meu cérebro era capaz de reconhecer certos padrões de luz e eu já sabia quais os melhores resultados que eu poderia conseguir. Um simples bloco de anotações pode mudar a sua fotografia.
Conclusão
Estudar e praticar o que realmente é importante para o desenvolvimento da sua fotografia, é o que faz diferença nos nossos resultados, se você quer aprender mais, visite o site
http://www.fotodicasbrasil.com.br, que tem mais de 200 artigos Grátis sobre Fotografia.
Website:
http://www.fotodicasbrasil.com.br