São Paulo - SP--(
DINO - 22 dez, 2015) - Criada em junho deste ano, a Dona Hortê chega ao mercado inovando um doce que já é do gosto do brasileiro: o arroz-doce. A marca apresenta cinco sabores fixos no cardápio: Tradicional (que também possui a versão Diet), Coco, Amendoim, Creme de Avelã e Doce de Leite, que é o campeão de vendas, e pode ser consumido gelado ou quente.
A Dona Hortê também cria sabores esporádicos, como foi o caso do Bicho de Pé, para o Dia das Crianças, e para o Natal, a franquia apresenta o de Nozes, que já tem conquistado os clientes.
Com um modelo de negócio de baixo investimento inicial, um quiosque da Dona Hortê custa em torno de R$ 90 mil e possui faturamento médio de R$ 32 mil. Além da loja própria da marca, em seis meses já ganhou um franqueado com quiosque inaugurado em dezembro, além de mais três que estão escolhendo ponto.
Inicialmente, a marca busca franqueados interessados em investir em pontos da Grande São Paulo, região metropolitana, Grande ABC e baixada Santista, pela questão da logística. "Nossa cozinha industrial encontra-se na região do Grande ABC, por isso, precisamos crescer primeiramente em regiões de fácil atendimento para entrega dos produtos, mas já temos planos para novas cozinhas em outros estados", comenta Junior Leite, criador da marca.
Os doces são apresentados em potes de 170 gramas e custam em torno de R$ 9. As lojas também oferecem refrigerantes, sucos e água e são equipadas com freezer, microondas e sistema de gerenciamento de estoque e vendas, pronto para iniciar as vendas de forma prática.
O investimento inicial para a concepção da franquia foi de R$ 800 mil, o valor envolve a construção da cozinha industrial, criação de marca, quiosque e todo o desenvolvimento dos produtos. A Dona Hortê não possui concorrentes diretos e conquista um nicho de mercado que não foi explorado pelos empresários brasileiros. "Vendemos mil unidades já no primeiro mês. Nosso campeão de vendas é o de doce de leite", destaca Leite.
No gosto dos famosos
A Dona Hortê vem conquistando não apenas fãs nos shoppings em que possui loja (Shoppig ABC e Grand Plaza, ambos em Santo André), mas já acumula uma lista de celebridades que provaram a marca em eventos como o craque Cafu, a musa Sabrina Sato, o ex-garoto C&A Sebastian, Amanda Françoso, o jogador Amaral, entre outros. Nas redes sociais da marca é possível conferir as imagens dos eventos em que a Dona Hortê esteve presente. O arroz-doce pode ser encomendado para eventos diversos e é apresentado em pote de 90 gramas nessas ocasiões.