(
DINO - 14 jul, 2015) - Empresas que contam com uma grande frota de veículos chegam a gastar milhões com combustível, pneus e outras despesas no transporte de pessoas ou mercadorias. Mesmo a vinda de um executivo do exterior para visitar diferentes unidades de uma corporação demanda custos com alocação. Construtoras ou petrolíferas também precisam transportar equipes de operários para empreendimentos e refinarias espalhados por todo o país.
Para planejar e realizar toda esta logística são necessárias ferramentas de alocação que ajudam a medir a utilização de todos os ativos no campo, a fim de garantir a produtividade e o menor custo. Fornecer essas soluções de telemática ? recursos de telecomunicação para captação e análise de dados ? é o novo objetivo da Maxtrack, líder em tecnologia de rastreamento e telemetria no Brasil há mais de 15 anos.
"O monitoramento já deixou de ser sinônimo somente de recuperação de ativos subtraídos. A tecnologia de geolocalização e telemetria permite ganhos recorrentes muito maiores na gestão de frotas e otimização de rotas", afirma Carlos Costa Pinto, CEO da Maxtrack. De acordo com o executivo, a tecnologia aplicada em produtividade rende até 30% de economia às empresas.
"As ferramentas trazem histórico de medições de dados de forma escalável. O posicionamento transmitido continuamente permite a análise da melhor rota para que haja ganho de tempo e economia de combustível, horários mais adequados para partidas e paradas, e escolha do transporte mais adequado, como carro, ônibus ou caminhão", explica.
Ampliando o horizonte
O novo posicionamento da Maxtrack faz parte de um projeto de evolução na gestão da empresa iniciado no final de 2012, que culminou com a chegada do atual CEO. Durante 2014, a companhia realizou ajustes e investimentos em cobertura comercial, marketing, área de qualidade, engenharia de desenvolvimento, inovação de produtos, suporte técnico e serviços.
"Deixamos de ser somente fabricantes de equipamentos rastreadores e buscamos nos tornar uma empresa com uma eficiente plataforma de hardware, aplicação e serviços para gestão M2M ? Machine to Machine", ressalta Carlos.
Produtos
A Maxtrack oferece soluções em hardware e software para monitoramento em tempo real de carga, veículos leves e pesados e ativos móveis, entre outras possibilidades, para cerca de 600 clientes do Brasil e 10 internacionais. São mais de 2 milhões de equipamentos conectados aos bens de empresas prestadoras de serviços nos segmentos de rastreamento e monitoramento, telecomunicações, seguro, minério, siderurgia e transporte público e privado.
A empresa fabrica uma linha de produtos que inclui rastreadores automotivos, portáteis, acessórios e periféricos, como servidor de imagens e terminal móvel de dados. O produto topo de linha é o MTC-700, um dos mais inteligentes do mercado, que conta com a possibilidade de comunicação via satélite em regiões sem cobertura GPRS. Com a função dual chip SIM Card, o equipamento possibilita efetuar ligação e escuta sigilosas, funcionando também como caixa-preta do veículo.
O MTC-700 pode ser integrado à leitura de RPM e hodômetro, limpador de para-brisa, pressão de óleo e nível de combustível. Além disso, o acelerômetro de três eixos identifica variações de aceleração ou frenagem brusca, inclinação frontal ou traseira do veículo, tombamento ou capotamento e detecção de movimento e parada.
"O objetivo de nossa linha é estar a par das últimas evoluções tecnológicas, que atendam à demanda atual e futura dos clientes por soluções completas e inteligentes", finaliza Carlos Costa Pinto.
Mais informações no site:
www.maxtrack.com.br