Releases 28/12/2016 - 09:22

Como diminuir os problemas de cobrança?


Belo Horizonte, MG --(DINO - 28 dez, 2016) - Quantas vezes a sua empresa já teve problemas com a falta de pagamento dos clientes? Com certeza você deve ter passado por situações complicadas de cobrança, possivelmente aprendeu com as experiências. Situações assim, infelizmente, são comuns no mercado de factoring. Cobrar o cliente gera situação desconfortável e complicada em resolver. Por um lado, é necessário insistir para o cliente quitar suas dívidas, o que pode levar muito tempo. Por outro, consome uma boa parcela do capital da empresa, pois é preciso investir em infraestrutura para realizar cobranças. Mesmo sendo um assunto problemático, a situação pode ser administrada, tendo como foco a redução da inadimplência, considerando organização, conhecimento e processos.

Antes de firmar um contrato com uma empresa, cabe a factoring analisar o histórico desse possível cliente no mercado. A falta de qualidade do produto ou do serviço, baixa capacidade produtiva, falhas logísticas e falta de planejamento da empresa de seu cliente é um dos fatores que podem trazer transtornos à factoring. Caso o negócio do cliente tenha má reputação no mercado e condições inferiores ao que comercializa, se sua factoring adquirir os recebíveis dessa empresa, com certeza estará assumindo riscos de não serem pagos.

Para evitar possíveis transtornos e garantir o pagamento, é preciso confeccionar contratos eficientes para não passar apuros na hora de cobrar. Se constar no contrato cláusula de coobrigação do cedente, a empresa de factoring se resguarda perante a inadimplência do sacado, mas o cedente deve ser analisado e seu risco precificado de acordo com sua capacidade de recompra.

O empresário de factoring deve estar sempre atento à atuação de seus clientes no mercado financeiro. Analisar os créditos periodicamente é um trabalho difícil, mas facilitará o momento da cobrança, afinal, quanto maior o investimento em crédito, menor será o investimento em cobrança. Isso demanda processos rígidos, software consistente, pessoal treinado, acesso a locais de pesquisa e documentação atualizada do cedente. Um cliente, por exemplo, que estava em situação normal pode mudar de status em uma pequena janela de tempo e colocar a factoring em dificuldades também. Nesse caso é necessário saber o porquê da redução de liquidez, se confirmado o desvio de conduta, o responsável terá de responder por seus atos recomprando de imediato os títulos viciados. O que eu não recomendo a ninguém é realizar qualquer tipo de cobrança junto a sacados sem antes se certificar de que a operação foi devidamente performada, pois este é um dos grandes motivos de algumas empresas se oporem ao pagamento a terceiros.

Outro erro é permitir o acúmulo de pendências, então não faça novas operações com a esperança de receber o que já está perdido, afinal "o menor prejuízo é o primeiro". Com o monitoramento dos resultados, será mais fácil agir para evitar o acúmulo das cobranças. O empresário de factoring nunca deve esperar a boa disposição do cliente para resolver a situação. Ele deve oferecer soluções que beneficiem ambos os lados, e assim, certamente, as dificuldades de cobrança serão bem menores e rapidamente sanadas.

A velha frase "cada caso é um caso" pode ser muito bem aplicada nesse contexto. Clientes fiéis e compromissados também podem passar por dificuldades financeiras e não conseguirem quitar suas dívidas, uma realidade em função da crise econômica contínua no Brasil. Nesse caso, o mais indicado é renegociar. Nós do Sindisfac/MG sempre alertamos que a conversa com o cliente é a melhor saída para solucionar problemas, além de ter paciência para esperar pelo pagamento. Com certeza o cliente vai tomar todas as medidas possíveis para manter o relacionamento com a empresa.

As políticas de valorização como, conteúdos educativos para ajudá-los a gerenciar melhor as finanças, taxas mais atrativas e benefícios especiais, são características que despertam a atenção do cliente para o seu negócio e evita situações constrangedoras de cobrança. No Sindisfac/MG , acreditamos que as empresas de factorings precisam manter um excelente relacionamento com o seu cliente, e, principalmente, demonstrar o quanto se preocupam com eles e o sucesso de seus negócios. Dessa forma, o cliente se sentirá valorizado e estará confiante na seriedade do trabalho, evitando situações de cobranças.

Marcelo Costa,
presidente do Sindicato das Empresas de Factoring de Minas Gerias (Sindisfac-MG)
Website: http://www.sindisfac.com.br/