Cia Athletica completa quatro décadas com a missão de continuar proporcionando experiências transformadoras de saúde e bem-estar.
O pioneirismo faz parte da trajetória da Cia Athletica desde o início: a unidade que deu origem à rede, inaugurada em 1985, na Rua Kansas, em São Paulo, surgiu como a primeira academia do País instalada em um imóvel construído especialmente para esse propósito. "Foi uma ideia do Charles, meu irmão mais velho, depois de uma viagem aos Estados Unidos. Lá ele conheceu um modelo mais completo de academia e propôs que a gente trouxesse essa novidade para o Brasil", lembra Richard Bilton, cofundador e CEO da Cia Athletica. "Até então, o que havia por aqui eram casas, galpões e sobrelojas adaptados para atender grupos de pessoas que faziam musculação ou fisiculturismo."
Hoje, a Cia - como é carinhosamente chamada por seus mais de 35 mil alunos - continua honrando as origens ao proporcionar um atendimento personalizado e com forte espírito de comunidade. "Pessoas de todas as idades, de bebês a quase centenárias, encontram sua tribo nas nossas unidades. É muito bacana perceber que ninguém se sente deslocado, que há espaço para todos", diz Bilton. Em muitos casos, a relação estabelecida com os clientes já está chegando às gerações seguintes. "Há quem frequentava a Cia na infância ou na adolescência e agora está trazendo os filhos."
Para preservar a cultura consolidada ao longo dos anos, a rede decidiu não adotar o sistema de franquias, expandindo-se com cuidado e solidez para cidades importantes das cinco regiões do Brasil. Hoje, são 18 unidades espalhadas pelo País, com mais de 2 mil colaboradores e uma estrutura total que passa de 60 mil m2. "A Cia nunca foi uma academia que buscou quantidade. Sempre priorizamos a qualidade", ressalta o CEO. A adaptação às especificidades e às preferências regionais se dá, em grande parte, pelas parcerias com sócios locais. No Rio de Janeiro, por exemplo, o sócio é Daniel Adler, um ex-medalhista olímpico de vela (prata em Los Angeles, 1984), profundamente identificado com o “jeito carioca” de ser.
Expansão em 2025
Os 40 anos da Cia Athletica estão sendo celebrados com novidades como a construção de uma grande unidade, com 5 mil m2, no Shopping Partage Brasília, a segunda na capital federal. Em março, foi inaugurada a terceira unidade em Manaus, no recém-lançado Amazon Open Mall, gerando cerca de 100 postos de trabalho diretos e indiretos. A estrutura inclui musculação, cárdio, spinning, aulas coletivas e Orange Zone - metodologia exclusiva da Cia Athletica que combina treinos funcionais e cardiovasculares em circuito monitorado, proporcionando uma experiência intensa e segura. Em maio, São Paulo ganhou uma unidade no Mooca Plaza Shopping, com diferenciais como sala de bike moderna, telão em alta definição e sistema de gamificação, além de um estúdio da Orange Zone. As esteiras são equipadas com tela de LED e acesso direto a plataformas como Spotify, YouTube, Netflix e Google.
O pioneirismo e a inovação que marcaram o início da Cia Athletica continuaram presentes ao longo de toda a sua trajetória. Primeira academia a funcionar aos fins de semana e feriados, a rede conta hoje com 22 piscinas em todo o Brasil (sendo 11 semiolímpicas) e oferece aulas e treinos online por meio do aplicativo CiaOn, que também conecta os alunos ao CIA GO, plataforma de aulas virtuais. "O mercado está crescendo, mas também está mais exigente. Nossa resposta é manter o mais alto padrão de qualidade, investir em inovação e, principalmente, continuar cuidando das pessoas com responsabilidade e seriedade", descreve Bilton. "Afinal, muito além da prática de atividades físicas, trata-se de buscar o bem-estar de forma mais ampla, o que inclui saúde mental, socialização e pertencimento", finaliza o CEO da Cia Athletica.