(
DINO - 29 out, 2015) - José Borghi é CEO da quarta maior agência de publicidade e propaganda do Brasil, a
Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe. Na sua carreira já contabilizou treze leões de ouro no
festival de Cannes, sete estatuetas do London Festival e quinze prêmios Abril de publicidade.
Da cidade do interior de São Paulo, Presidente Prudente,
José Borghi escolheu sua profissão de um modo inusitado. Ele conta: "No terceiro ano eu estava aflito na busca por alguma profissão que eu gostaria de exercer. Então, minha irmã me convidou para ir olhar um evento no Teatro Castro Neves, ela não sabia direito o que era. Quando chegamos lá, o "evento" era a transmissão dos filmes vencedores do festival de Cannes. Aquilo me encantou, saí do teatro sabendo o que eu iria fazer, eu sentia que poderia fazer aquilo bem."
Mais tarde seriam os comerciais do próprio José Borghi que estariam retratados na telinha dos vencedores de Cannes. José Borghi foi responsável pela criação do memorável comercial da Sazon, aquele embalado pela trilha sonora "É o amor" de Zezé di Camargo e Luciano. O comercial da Sazon é um dos cases de sucesso da
publicidade brasileira mais memorável. Após a transmissão da propaganda, a Sazon aumentou suas vendas ao ponto da necessidade de criar duas novas fábricas para atender as demandas do mercado consumidor. José Borghi relembra: "Poucas vezes nesse ramo vemos uma propaganda dar tanto resultado quanto a da Sazon, abriu-me muitas portas, é um clássico das minhas criações."
Outra campanha de José Borghi que marcou história na publicidade brasileira foi a da Parmalat. Quem não conhece os famosos mamíferos de pelúcia da Parmalat? A campanha idealizada por José Borghi movimentou o país todo em busca dos ursinhos. "Inicialmente era esperada a criação de um milhão de mamíferos de pelúcia para venda, mas não conseguíamos parar, as donas de casa e os filhos queriam muito, virou febre. Chegamos a vender mais de vinte e dois milhões deles. Hoje faz quinze anos que a propaganda foi ao ar e as pessoas ainda lembram."
Para chegar ao patamar em que José Borghi se encontra foi necessária muita dedicação e tempo. Ele comenta que -no mínimo- trabalhava doze horas por dia, sendo que não raras vezes virou madrugadas em prol do trabalho. José Borghi encontra no
esporte a chave para manter as ideias organizadas e conseguir relaxar um pouco com a rotina extenuante e a loucura de São Paulo.
Quando questionado sobre sua trajetória e conselhos que daria para os publicitários que estão começando agora, ele cita que o caminho é duro, intenso e muito competitivo. "Criatividade é o gol de placa, mas o mercado não funciona só disso. É necessário muito, muito trabalho. Precisa ser curioso, informado e até um pouco inconformado com as coisas". José Borghi só cita um arrependimento dos anos que passaram, ele se lembra da época em que seus filhos eram pequenos. "Aquela época trabalhei bastante, foi muito bom para minha carreira, eu dedicava 15h do dia para a publicidade. Isso é a única coisa que mudaria na minha trajetória, trabalharia um pouco menos para curtir meus filhos pequenos."
Website:
http://joseborghi.com