Releases 11/04/2017 - 07:31

Cuidado materno leva psicóloga a criar solução inovadora para terceira idade


(DINO - 24 mar, 2017) - Enquanto tomava conta da mãe com diabetes crônica, Marli Ellwanger nem sonhava que ali estaria um negócio que seria seu pelo resto da vida: o cuidado com as pessoas idosas - chamadas hoje de quarta geração. A IrisSenior nasceu da necessidade da psicóloga em cuidar de Lony - desde pequena, quando ela tinha crises, depois do casamento e durante toda a vida. Na velhice, mais ainda. Marli percebeu que seria difícil convencer a mãe, uma senhora que toda a vida tinha sido autônoma, a aceitar um cuidador. Foi então que resolveu investir neste mercado e trazer para o Brasil uma tecnologia exclusiva que proporciona independência e qualidade de vida aos indivíduos acima de 60 anos.

Pioneira no Rio Grande do Sul, a IrisSenior oferece um diferencial exclusivo no mercado de teleassistência: o sensor de queda. O dispositivo em formato de pingente aciona atendimento automático a partir do movimento de queda - sem a necessidade de apertar o botão. O pingente dá confiança ao idoso para morar sozinho e também aos parentes, porque permite notificar rapidamente a família e profissionais treinados em caso de emergência. Fundada em 2012, a empresa atende em todas as regiões por meio de 19 unidades no país, 24 horas, sete dias por semana. O uso desses serviços reduz custos para operadoras de planos de saúde e hospitais e pode evitar custos com enfermagem.

Como funciona o serviço
Com sede em Porto Alegre, o negócio é inspirado em um conceito que nasceu nos Estados Unidos e na Europa e aposta na tecnologia para melhorar a qualidade de vida. Funciona assim: um console é instalado na residência, ligado à rede elétrica e à linha de telefone fixo, e o cliente recebe botão de emergência à prova d'agua no formato de pingente (com sensor de queda acoplado) ou pulseira. Quando acionado, o console disca automaticamente para central de atendimento 24 horas da IrisSenior e um profissional treinado se comunica com o usuário por viva voz para tomar as providências. Mesmo se o idoso não puder falar, os atendentes acionarão ajuda através do plano de ação previamente estabelecido com a família.

População idosa
Os idosos (indivíduos acima de 60 anos) compõem a faixa etária da população que mais cresce no mundo. De acordo com o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos irá triplicar no Brasil até 2050, representando 30% da população de todo o país. A independência é um dos valores mais prezados por eles, como indica a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNADs) do IBGE: na última década, o número de idosos que vivem sozinhos triplicou, passando de 1,1 milhão para 3,7 milhões, o que representa um aumento de 215%.

Queda é epidemia, segundo OMS
Hoje, 14% das pessoas com mais de 60 anos moram sozinhas e é no espaço doméstico que os acidentes acontecem: 70% das quedas ocorrem em casa, 30% dessas causam a morte, e pelo menos 40% levam a lesão grave. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que classifica a queda como epidemia, 40% das mulheres e 28% dos homens com mais de 60 anos acabam sofrendo fraturas até mesmo antes de cair. O menor tempo de atendimento possível ? conhecido como "hora de ouro" -, é fundamental para diminuir sequelas. A demora no socorro pode até levar a óbito. "Esse serviço oferece maior qualidade de vida, autonomia, tranquilidade e segurança", resume Daniel Kara, diretor-executivo da IrisSenior.
Website: http://www.irissenior.com.br/