QUEBEC CITY, 23 de outubro de 2013 /PRNewswire/ -- A Cúpula Internacional de Cooperativas de 2014 acaba de relevar o programa composto de tópicos importantes e diversos. De 6 a 9 de outubro, apresentações, fóruns e mesas-redondas permitirão aos participantes vindos de várias partes do mundo discutir tópicos de importância para as comunidades cooperativas e mutualistas do século XXI.
"Os temas da segunda edição da Cúpula foram selecionados para promover o fortalecimento das empresas cooperativas abordando os principais desafios globais. A Cúpula está assim continuando sua missão de identificar as principais questões comerciais enfrentadas pelas comunidades cooperativas e mutualistas e fornecer soluções para estimular seu desenvolvimento e aprimorar seu desempenho", disse Monique F. Leroux, presidente e CEO do Desjardins Group, o co-anfitrião da Cúpula. "Desejamos novamente garantir que os benefícios do modelo cooperativo sejam promovidos globalmente", continuou Dame Pauline Green, presidente da International Co-operative Alliance, e também co-anfitriã da Cúpula.
Sob o tema "O Poder de Inovação das Cooperativas", o programa promoverá a discussão entre líderes de empresas cooperativas e mutualistas, líderes de empresas não-cooperativas, especialistas, importantes autoridades internacionais, líderes políticos e representantes de organizações internacionais.
Áreas nas quais as cooperativas podem fazer a diferença: Assista ao vídeo da Cúpula
Segurança alimentar
Serviços sociais e de cuidados de saúde
Empregos
Financiamento e capitalização
Desenvolvimento de empresas cooperativas e mutualistas
Segurança alimentarAlimentar 9 bilhões de pessoas até 2050 é um desafio para toda a humanidade, especialmente quando as opções para a expansão do espaço destinado à agricultura são limitadas. A Cúpula abordará estas questões de vários ângulos, incluindo a estimulação da produtividade, o fortalecimento das vantagens competitivas, a garantia da cadeia de suprimentos, e a redução da especulação. Acima de 35% das cooperativas globalmente estão nos setores da agricultura e agroalimentar. Estes setores provêem o sustento de uma entre duas pessoas.
Serviços sociais e de cuidados de saúdeCom o crescimento e envelhecimento da população mundial, o desafio de fornecer uma ampla variedade de serviços sociais e de cuidados de saúde se torna ainda maior. Este setor consistirá no maior mercado do século XXI. Não é apenas um desafio enfrentado pelas cooperativas, mas também um tópico para o qual os movimentos cooperativos e mutualistas podem certamente fornecer respostas.
Empregos Pela primeira vez na história, a recuperação econômica está criando poucos empregos. Aproximadamente 200 milhões de pessoas estão desempregadas. Quase metade destas pessoas são jovens?"a geração sacrificada".
A crise econômica tem deixado cicatrizes profundas em muitos países. Afetou a habilidade das empresas de oferecer os empregos que as pessoas necessitam para garantir sua segurança financeira. A taxa de desemprego em alguns países atinge um nível nunca antes alcançado. Ao mesmo tempo, os países emergentes parecem estar em uma melhor situação apresentando até mesmo um crescimento econômico. Aqui também, as cooperativas estão fazendo uma diferença: vários setores estão demonstrando estabilidade e até mesmo gerando empregos.
Financiamento e capitalizaçãoEm um contexto de novos regulamentos e crise no mercado, o financiamento e a capitalização são um constante problema para as comunidades cooperativas e mutualistas. As cooperativas financeiras enfrentam regulamentações que limitam sua habilidade de financiar projetos. Contudo, algumas têm experimentado várias ferramentas inovadoras e promissoras de financiamento e de capitalização, que serão compartilhadas na Cúpula.
Desenvolvimento de empresas cooperativas e mutualistas Os negócios cooperativos e mutualistas operam como parte de uma economia real. A Cúpula de 2012 e o Plano de Ação para uma Década Cooperativa da Aliança Cooperativa Internacional (ICA em inglês) apresentaram questões importantes para as comunidades cooperativas e mutualistas. A natureza de seu modelo as força a serem mais inovadoras para atingir as metas do negócio, mantendo, ao mesmo tempo, seus valores. A Cúpula proporcionará aos gerentes as ferramentas para promover o crescimento e a sustentabilidade de seus negócios. Os tópicos incluirão a participação na comunidade, a educação das pessoas sobre o modelo de negócio cooperativo, o desenvolvimento de mercados, a gestão dos riscos estratégicos, e o desenvolvimento de negócios em países emergentes e em desenvolvimento, os quais gerarão, sem dúvida, um interesse considerável entre os líderes das comunidades cooperativas e mutualistas.
Solicitação de artigos (Call for Papers) Pesquisadores interessados em movimentos cooperativos e mutualistas estão convidados a submeter suas propostas de artigos científicos relacionados aos principais temas da Cúpula. Os artigos selecionados serão coletados e divulgados durante o evento. Os autores dos artigos selecionados serão também convidados a apresentarem os resultados aos participantes.
Sobre a Cúpula Internacional de Cooperativas de 2014Os tomadores de decisão e formadores de opinião da comunidade cooperativa e mutualista internacional se reunirão em Quebec City, no Canadá, de 6 a 9 de outubro para a Cúpula Internacional de Cooperativas de 2014. Os temas ousados e ambiciosos da Cúpula atrairão a atenção e o interesse não só de cooperativas ao redor do mundo, mas também de líderes e políticos internacionais.
Informações (somente para jornalistas):
Nathalie Genest
Jan Schiettecatte
Relações com imprensa
Diretor de comunicações
International Summit of Cooperatives
International Co-operative Alliance
+1-514-281-7275 | 1-866-866-7000, ext. 7275
+32-2-285-00-76
nathalie.genest@intlsummit.coop
schiettecatte@ica.coop
FONTE 2014 International Summit of Cooperatives