Releases 15/05/2017 - 14:51

CowParade São Paulo leva arte e beleza para unidades do CEU


São Paulo--(DINO - 15 mai, 2017) - Até o dia 25 de maio, os paulistanos poderão conferir a 10ª edição da CowParade Brasil, que invadiu as ruas São Paulo com as suas vaquinhas coloridas em tamanho natural. A edição temática "Uma viagem pelo mundo", patrocinada pela Smiles, traz referências às cidades que já receberam a exposição e alguns dos principais destinos para os quais a Smiles voa com suas 14 companhias aéreas parceiras. Uma novidade dessa edição foi a inclusão de duas unidades dos CEUs ? Centros de Educacionais Unificados ? no circuito que compõe a exposição.

Até o final da mostra, crianças e adolescentes poderão ver de perto as esculturas "Saudades do Inverno", uma homenagem da artista Aline Haluch à cidade de Curitiba e "Fragmentos", do artista Mário Brito, em referência à Lisboa, nas unidades Quinta do Sol, localizada no bairro do Cangaíba e Vila Curuçá, no Jardim Miragaia, ambos na Zona Leste da cidade.

De acordo com Alex Marighetti, do Núcleo de Educação do Quinta do Sol, a receptividade das crianças não poderia ser melhor. "Nós trabalhamos com crianças e adolescentes entre três e 14 anos e todos estão encantados com a escultura. A todo o momento tem alguém tirando foto com a vaquinha", afirma. "No que diz respeito à iniciativa, podemos garantir que está sendo um sucesso", completa. Para Maria Elisabete Magalhães, gestora do Vila Curuça, a chegada da exposição aproximou mais as pessoas da unidade. "Esse tipo de atividade cultural chama a atenção do público e aproxima a comunidade local do nosso espaço", explica. "Todo mundo quer tirar uma selfie com a vaquinha", diz.

Criados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e localizados em áreas mais afastadas do centro da cidade, os CEUs oferecem programas dedicados à educação infantil e fundamental, às práticas esportivas e culturais cotidianas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais.

Esculturas do bem

Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. Ao final de cada edição, as peças são leiloadas e a receita destinada a instituições beneficentes. Ao longo dos anos já foram arrecadados mais de U$S 35 milhões destinados a entidades beneficentes em todo o mundo. No Brasil, o projeto já arrecadou mais de R$ 5 milhões doados a ações de responsabilidade social.

História de sucesso

A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das obras foram comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas expostas em todos os continentes.

No Brasil, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais. Para Catherine Duvignau, organizadora do evento, realizar a 10ª edição da CowParade no Brasil reafirma a qualidade artística do país e o potencial da arte de rua. "A CowParade é uma oportunidade para que grafiteiros, designers, arquitetos, artistas plásticos e toda a comunidade criativa possa apresentar o seu trabalho para o mundo", destaca.
Website: http://www.cowparade.com.br