SÃO PAULO, 24 de fevereiro de 2014 /PRNewswire/ -- Sem a aprovação do projeto de lei que limita o peso das mochilas escolares ao equivalente a 15% do peso da criança ou do adolescente, as crianças voltaram às aulas sem outras alternativas senão levar para a escola todos os dias o material necessário. Para o ortopedista, Maurício Lebre Colombo, do Hospital do Servidor Estadual de São Paulo, especializado em joelho, a demora em aprovar a lei faz com que os pais tenham que buscar soluções alternativas par evitar os danos à coluna e à postura dos filhos. Uma delas é adotar a mala de rodinhas.
Poucas escolas oferecem armários para as crianças guardarem o material, mas os pais podem e devem negociar com a direção a quantidade de livros e cadernos exigida por dia. "O problema não é dos pais, mas da escola também", afirma o médico.
Segundo ele, as costas foram projetadas para suportar peso, mas não é simples dizer o peso máximo que pode ser carregado. No projeto de lei, baseado em recomendações da Sociedade Brasileira de Ortopedia, uma criança de que pese 25 quilos só pode levar 3,7 quilos na mochila. Um adolescente de 45 quilos terá o peso da mochila limitado a 6,7 quilos.
Para se ter uma ideia, além das costumeiras dores nas costas, o excesso de peso também pode causar problemas em outras partes do corpo, tais como joelho e quadril. As coisas podem ficar ainda piores quando a mochila é carregada com uma alça só, pois o desequilíbrio do peso força o corpo a corrigir a postura para caminhar, causando estresse em outras partes como pernas, joelhos etc.
Se houver interesse no assunto, podemos agendar com o ortopedista Maurício Lebre Colombo, e indicar crianças e adolescentes com problemas desta natureza.
Quem é Maurício Lebre Colombo
Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ortopedista, com especialização em cirurgia do joelho no exterior. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, Sociedade Brasileira de Artroscopia. Atualmente, Maurício Lebre Colombo é membro da equipe de cirurgia do joelho do Hospital do Servidor Estadual, em São Paulo.
Egom Assessoria de Imprensa Jornalista responsável: Marcela Matos MTb: 20.801 Sala de imprensa em
http://www.egom.com.br Telefone: (11) 4305 5058 (novo número) E-mail: egom@egom.com.br
FONTE Maurício Lebre