São Paulo, 2 jan de 2019. O comércio da capital paulista encerra dezembro com crescimento médio de 2,6% no movimento de vendas (à vista e a prazo) na comparação com igual mês de 2017, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
As transações a prazo (3,1%) superaram as vendas à vista (2,1%) em dezembro. “O aquecimento das vendas de ventilador e ar-condicionado, que são bens duráveis com vendas a prazo, ilustra bem esse cenário”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que comentou também a falta desses itens nas lojas devido ao aumento da procura.
Já para o sistema à vista, Burti aponta para a alta das vendas de produtos ligados à estação, como os da moda praia. “De um modo geral, na comparação entre anos, o período foi beneficiado pelos juros baixos e pela injeção de recursos do 13º salário”, explica.
Variação mensal
Em relação a novembro deste ano, as vendas em dezembro alcançaram 27,8%, percentual que está dentro da média dos últimos três anos (28%). Segundo Burti, o sistema a prazo registrou alta de 0,7%, devido a Black Friday. “A Black Friday aqueceu as vendas de novembro, agindo como se fosse uma liquidação antes do Natal e tirando um pouco das vendas desta data comemorativa”.
Para ele, a alta do dólar em dezembro foi outro aspecto que enfraqueceu a venda de itens importados, como os eletrônicos.
A elevação das vendas à vista (54,9%) aponta para a melhora do poder aquisitivo dos consumidores. “O ano termina bem para os lojistas que venderam produtos de menor valor”, diz Burti.
Acumulado
No acumulado de 2018, o varejo paulistano registrou alta média de 2,2%, sendo crescimento de 5,9% nas vendas a prazo e queda de 1,5% nas vendas à vista. “Mesmo diante de um ano atribulado para o comércio – como a paralisação dos caminhoneiros, saída do Brasil da Copa do Mundo, incerteza nas eleições e clima instável na capital paulista – conseguimos fechar o ano com um resultado melhor do que 2017, que foi de 1,1%”, analisa Burti.
De acordo com ele, o índice aponta para uma tendência de recuperação, que pode ser potencializado com o aumento da confiança dos consumidores e empresários e, assim, alavancar a atividade econômica do País em 2019.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços.
BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % - Dezembro/2018 |
Modalidade |
Dezembro 2018 /
Novembro 2018 |
Dezembro 2018 /
Dezembro 2017 |
Acumulado 2018/2017 |
A prazo |
0,7 |
3,1 |
5,9 |
À vista |
54,9 |
2,1 |
-1,5 |
Média |
27,8 |
2,6 |
2,2 |
Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista Serviços |
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Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP |
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Balanço de Vendas/Dezembro* |
Ano |
Média |
2010 |
13,7% |
2011 |
2,2% |
2012 |
3,1% |
2013 |
3,1% |
2014 |
0,7% |
2015 |
-14,5% |
2016 |
-7,2% |
2017 |
4,5% |
2018 |
2,6% |
*comparação anual |
(Patrícia Gomes Baptista, Assessoria de Imprensa ACSP,
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220)