Releases 20/12/2016 - 14:00

Como a tecnologia, a internet e a automação transformaram uma rede varejista


Curitiba, PR--(DINO - 20 dez, 2016) - Uma rede de supermercados da Coreia do Sul, a Home Plus, elaborou uma estratégia para alavancar as suas vendas. Com dificuldades para atingir a ponta entre as redes supermercadistas do país por falta de lojas físicas, a rede optou por tentar uma estratégia diferente, baseada no uso da tecnologia e da internet.

O resultado? Aumento de 76% no número de usuários da loja virtual e crescimento de vendas na ordem de 130%. A Home Plus já se tornou a loja número 1 dos coreanos no universo on-line e diminuiu a diferença para o seu concorrente na presença off-line.

"O case da Home Plus é um exemplo de como o uso da tecnologia, da automação comercial e da criatividade podem transformar o desempenho de um negócio. O que foi feito na Coreia do Sul poderia tranquilamente ser trazido para a realidade brasileira", avalia Jaime Peters Junior, sócio-diretor da Bz Tech , e-commerce especializado em equipamentos e tecnologia para automação comercial.

O projeto

A população coreana considerava a ida ao mercado um suplício, já que se trata de um dos países com a maior carga horária do mundo, cerca de 55 horas semanais. A ideia foi de tentar trazer as lojas aos consumidores, por meio de painéis em estações de metrô que representavam as prateleiras do mercado tradicional.

Cada produto contava com um QR Code , que, ao ser escaneado pelo consumidor, ia diretamente para o "carrinho" da loja virtual. Ou seja, o tempo de espera entre os vagões do metrô se tornou útil, pois era possível fechar suas compras semanais usando o smartphone.

Outro diferencial foi o fato de os consumidores poderem orientar quando a entrega das mercadorias deveria ser feita. Dessa forma, boa parte dos clientes chegaria em casa junto das compras, oferecendo conforto, tranquilidade e gerando uma vantagem competitiva para a marca, com um bom gerenciamento do estoque .

Realidade distinta?

Embora a realidade entre a Coreia do Sul e o Brasil possa parecer grande, ela não é tão distante assim. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 168 milhões de smartphones em uso, um crescimento de 9% em relação a 2015. A expectativa é que, nos próximos dois anos, o país chegue a 236 milhões de equipamentos.

Além disso, o comércio eletrônico registrou crescimento nominal de 15% no faturamento, movimentando R$ 41,3 bilhões em 2015. Estima-se que, até o fim do ano, o e-commerce atinja R$ 44,6 bilhões ? aumento de 8%. Neste universo, os smartphones já representam 10% dos dispositivos usados para efetuar compras e a tendência é que esse porcentual cresça cada vez mais.
Website: http://www.bztech.com.br