Releases 19/10/2015 - 13:47

Curso de Enfermagem promove Outubro Rosa no campus Unigranrio/Barra


Barra da Tijuca--(DINO - 19 out, 2015) - A Unigranrio/Barra já está de corpo e alma no evento Outubro Rosa, que ganha tons de amor ao próximo, nesta terça-feira (20/10), a partir das 8 horas, na Av. Ayrton Senna, 3383, ao lado das Lojas Etna. As mães podem levar seus filhos para esse evento especial, que começa com o café da manhã, seguido de bate-papo e de exames gratuitos para detecção de câncer do colo de útero. Mulheres com idade entre 25 a 64 anos podem participar dessa campanha. Alunos, professores e profissionais de Medicina, Enfermagem e de Odontologia participam dessa ação social. Haverá também orientação sobre autoexame das mamas, que deve ser feito a partir da primeira menstruação. Informações: (21) 3219.4040. Entrada franca.

Prevenção é o melhor remédio - Essa iniciativa faz parte do projeto de extensão do curso de Enfermagem. Haverá também aferição da pressão arterial, avaliação das medidas antropométricas, avaliação da saúde bucal, sessão de cuidados com a pele, auriculoterapia e recreação com equipe multidisciplinar do Projeto Ilumine . Estima-se que 70% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas pelo HPV em algum momento de suas vidas. Ele é uma das principais causas de morte entre mulheres, no Brasil.

A organização Mundial de Saúde alerta que 21% dos casos de câncer de mama no mundo são atribuídos ao consumo de cigarro, álcool, obesidade e sedentarismo.

Daniele Costa de Souza, professora de Enfermagem da Unigranrio é responsável pelo projeto de extensão "Consulta de Enfermagem à criança e à mulher". Ela ressalta que prevenção é o que importa nesse projeto: "Nós ofereceremos dicas sobre a saúde das mamas e a importância do diagnóstico precoce, com destaque para o exame de mamografia. Eu tenho a convicção de que proporcionaremos condições ideais para a melhoria da qualidade de vida das mulheres que queiram participar dessa jornada", explica Daniele Costa, que solicita que as mulheres não esqueçam de levar o CPF e a carteira de identidade.

Uma luz que abre sorrisos e ameniza s dores - A equipe do projeto Ilumine (acadêmicos da área da saúde que fazem trabalho semelhante ao Doutores da Alegria) vai movimentar o campus com atividades lúdicas voltadas às crianças. Elas também participarão, com seus pais ou responsáveis, das palestras sobre alimentação saudável, prevenção de verminose, pediculose e higiene das mãos.