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DINO - 16 abr, 2015) - Por Veruska Olivieri
Sabe aquela loja preferida que você adora e não abre mão de frequentar? Pare e pense nos fatores que te fazem ser tão fiel à ela: a qualidade dos produtos, o ambiente, o preço, o atendimento ou todo o conjunto?
Por trás de negócios bem sucedidos existem estratégias que foram traçadas para o alcance de tais resultados, e o relacionamento com o cliente deve ser considerado dentro desse plano.
Diversas lojas acabam perdendo clientes potenciais, e consequentemente vendas, por conta da má relação entre o vendedor e o seu público. Em lojas de vestuário feminino, por exemplo, é comum observar que as vendedoras entram em ação sem qualquer tipo de treinamento e preparação, e acabam atuando sem detectar quais estratégias dão certo ou não. Assim, elas se fixam em um processo de tentativas, de erros e acertos.
É importante lembrar que a experiência da compra deve ir muito além da expectativa do cliente. Auxiliá-lo durante todo o processo de aquisição do produto, dando dicas e orientando para que ele faça o melhor proveito do que está prestes a adquirir, pode ser um grande diferencial para o bom desempenho do negócio.
É exatamente este ponto que desenvolvo na consultoria de relacionamento com o cliente, e os benefícios são para todas as partes envolvidas. Para o proprietário, ter um profissional de vendas qualificado reflete no aumento de número de peças por atendimento, além de um aumento na taxa de conversão de clientes que entram na loja. O vendedor ganha autonomia de trabalho, adquirindo segurança no que pode ser feito para vender mais e melhor. Já o cliente, terá uma usabilidade maior das peças que levou para casa com base naquelas informações que obteve durante o atendimento e a compra.
O método pode ser introduzido em qualquer momento da vida da empresa, mas se aplicado na equipe de vendas desde o início, os riscos de falhas durante o atendimento serão bem menores. O processo é realizado por meio de encontros semanais na própria loja. Em cada encontro há um conteúdo que aplico na prática. Durante um período, a equipe me observa em ação, entendendo o porquê daquilo. Depois acontece o inverso, e então eu avalio o desempenho de cada um da equipe de vendas.
Sabemos que a concorrência está sempre atenta para sair na frente e cada abertura pode ser um risco ao negócio. Cabe ao empreendedor corrigir a falha e priorizar o relacionamento com os seus cliente. A primeira impressão pode não mudar, mas nós sim!
Informações complementares:
http://veruskaolivieri.com.br/relacionamento-clienteSobre a autora do artigo: Veruska Olivieri é Consultora na área de Coaching Executivo, Imagem e Estilo e de Relacionamento com o Cliente. Desenvolveu um modelo próprio e inovador de treinamento para vendas e relacionamento com o cliente baseado no Coaching e nas técnicas de Consultoria de Imagem. É também facilitadora no Empretec. Sua missão é possibilitar a melhor performance e a autenticidade de cada um e consolidá-las por meio do alinhamento de valores e intenções, além da comunicação visual. Veruska auxilia pessoas e grupos a se desenvolverem e se posicionarem para obter os resultados desejados.
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