Releases 14/10/2015 - 16:07

ASEC participa do XI Encontro Catarinense de Saúde Mental


São Paulo--(DINO - 14 out, 2015) - A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) convidaram Rosane Voltolini, Coordenadora do Programa Internacional de Educação Emocional da região sul do Brasil, da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), para apresentar o Programa Amigos do Zippy, que faz parte do Plano de prevenção de suicídio do Distrito Federal, durante uma oficina no XI Encontro Catarinense de Saúde Mental, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis, de 14 a 16 de outubro, com o tema "A cidade e a saúde: vivências na dimensão psicossocial".

Ministrada pelo psiquiatra Dr. Ricardo de Albuquerque Lins e intitulada "Plano de prevenção de suicídio do Distrito Federal: amigos da vida", a oficina ocorrerá em 15 de outubro, às 16h. "Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o oitavo país com mais suicídios. Mais de 800 mil pessoas tiram suas vidas por ano no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. Este encontro será uma excelente oportunidade para entender as causas e, principalmente, conhecer as medidas de prevenção", ressalta Rosane.

Para Rosane, as ações preventivas devem ter início na infância. "Precisamos ensinar as crianças a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos, assim como a explorar várias maneiras de lidar com eles. Por meio da ASEC, implementamos no Brasil o Amigos do Zippy com esta finalidade. O programa visa promover o bem-estar e encorajar a criança a explorar várias opções de solução e a pensar por si mesma", afirma.

Os Encontros Catarinenses de Saúde Mental têm, desde 2003, a liderança do Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde / Saúde Mental ? GPPS, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva e ao Programa de Pós Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial / Mestrado Profissional ? PPGSM, da UFSC.

O evento conta com a parceria, entre outros, do GT de Desinstitucionalização de Santa Catarina, associado ao Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e Conselho Regional de Psicologia -12ª Região.

XI Encontro Catarinense de Saúde Mental
Oficina: Plano de prevenção de suicídio do Distrito Federal: amigos da vida.
Data:15/10/2015.
Horário: 16h.
Local: Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais informações podem ser obtidas por meio do site http://www.ecsm2015.org.

Amigos do Zippy
Desenvolvido por um grupo multidisciplinar e internacional, o Amigos do Zippy é coordenado pela ONG inglesa Partnership for Children (PFC) e ensina crianças a partir dos 6 anos a lidar com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos, assim como a explorar várias maneiras de lidar com eles. Conduzido por professores capacitados, o programa demonstra ainda a importância de falar com outras pessoas quando elas se sentirem tristes ou chateadas e a buscar suporte alheio quando estiver na mesma condição. O programa não objetiva solucionar um problema específico, mas sim promover o bem-estar e encorajar a criança a explorar várias opções de solução e a pensar por si mesma. Por meio de histórias e experiência lúdicas, elas experimentam situações de dificuldades que exploram temas como amizade, comunicação, solidão, ameaças, mudanças, perdas, entre outros.

Sobre a ASEC
A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins lucrativos, com equipe multidisciplinar. As atividades da associação promovem a Saúde Emocional para crianças, professores, pais e adultos em geral. Atuando desde 2004 com o programa Educacional Amigos do Zippy e seus subprodutos, a ASEC já beneficiou mais de 300 mil pessoas no Brasil. A ASEC acredita na importância do desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, para transformar crianças em adultos preparados para enfrentar os desafios do dia a dia.