São Paulo, SP--(
DINO - 25 out, 2016) - O Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad ? HCFMUSP) completou a modernização de seus sistemas de raios X ambulatoriais com solução da Konica Minolta Healthcare do Brasil.
O instituto conta hoje com quatro salas totalmente digitalizadas ? para isso, incorporou quatro painéis digitais sem fio AeroDR da Konica Minolta aos equipamentos analógicos de raios X que já possuía. A substituição de cassetes pelo painel digital, atividade que eliminou completamente a Radiologia Computadorizada (CR) das salas, começou em 2013, com a aquisição do primeiro painel, e foi encerrada em outubro de 2015, com a instalação do quarto sistema.
Coordenador da Radiologia Geral do InRad, Dr. André Scatigno Neto aponta que o painel possibilita redução de trabalho e de retrabalho, além da maior eficiência no atendimento, com redução de 5 a 7 minutos no tempo de exame por paciente: "No cassete convencional do CR, é necessário maior cuidado na identificação do paciente. Com o processo digital, a imagem é identificada na hora, o que traz mais segurança aos pacientes".
O CR demanda mais tempo e maior quantidade de fases na realização de um único exame. Dr. Scatigno afirma que se perdia muito tempo nas etapas que envolviam deslocamento da sala de exame para o leitor de CR; com o AeroDR, o processo foi simplificado.
"Hoje, o InRad realiza, na área ambulatorial, de 1.500 a 2.000 exames de raios X por mês, e atendemos uma média de 8.200 pacientes mensalmente. O fato do capacitor do painel se carregar em apenas 30 minutos também é importante neste alto fluxo de pacientes", ressalta.
Outro ponto da digitalização do sistema é a redução de dose de radiação. Dr. Scatigno lembra que, com o CR, era preciso trabalhar com índices maiores de exposição. Segundo pesquisas da Konica Minolta, o índice de redução alcançado pelo sistema de DR, em relação à Radiologia Computadorizada, pode chegar a 50%.
Seu peso é outro diferencial: 2,9 kg. A cada paciente atendido, é preciso posicionar a placa, e a diferença de um quilo a menos por ação oferece um grande benefício para os técnicos, além de reduzir possíveis danos por movimentos repetitivos.
O coordenador do departamento também ressalta que o software faz a diferença. "Nossa relação com a Konica Minolta é muito boa; por isso, nossos planos agora seriam estender a digitalização dos exames para o leito com soluções que tenham a qualidade dos painéis AeroDR", finaliza.
Sobre o InRad
O Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foi criado em 1994, e tem a missão de promover o conhecimento científico, a prestação de serviços de atenção à saúde e o tratamento em diagnóstico por imagem e oncologia terapêutica. Gerencia um fluxo de aproximadamente 400 mil exames/ano e reúne cerca de 70 equipamentos com tecnologia de última geração, para a realização de exames e procedimentos de alta complexidade, das mais diversas doenças. Mais informações:
www.hc.fm.usp.br.
Sobre a Konica Minolta Healthcare do Brasil
A Konica Minolta Healthcare do Brasil é uma subsidiária da Konica Minolta Medical Imaging, fornecedora de classe mundial e líder no mercado de diagnóstico por imagem primária. Com mais de 75 anos de inovação ininterrupta, a Konica Minolta é reconhecida mundialmente como líder no fornecimento de tecnologias de ponta e suporte abrangente, que visa proporcionar soluções reais para atender às necessidades do cliente. Para mais informações sobre as Soluções de Imagens Primárias da Konica Minolta, visite:
www.konicaminolta.com/medicalusa.
Nome da empresa: KONICA MINOLTA, INC.
Sede: JP TOWER, 2-7-2 Marunouchi, Chiyoda-ku, Tókio, Japão
Fundação: Dezembro de 1936
Receita Ano Fiscal 2014: US$ 8,5 bilhões
Número de funcionários (consolidado): Aproximadamente 41.600 (até março de 2015)