Releases 09/06/2015 - 10:24

Artigo: Big Data e um ônibus lotado


(DINO - 09 jun, 2015) - Uma das maneiras de reduzir gastos com o arquivamento de um grande volume de informações digitais é utilizar técnicas de compressão de dados. Algoritmos reduzem o espaço ocupado e, consequentemente, os custos.

Quase todas as pessoas que utilizam um computador já abriram ou geraram um arquivo ZIP. Arquivos ZIP contam com tamanho reduzido que facilitam seu armazenamento e envio pela internet. Uma analogia que podemos fazer com esta técnica é a de um ônibus lotado: o que sairia mais barato? Colocar muitas pessoas em um mesmo ônibus ou dividir as pessoas em diversos carros menores?

Se todas utilizam o mesmo transporte, o custo da viagem torna-se menor ? e libera também a ocupação das vias, o que encurta o tempo do trajeto. O ônibus lotado é um arquivo compactado, e a velocidade que o ônibus leva até seu destino é o tempo que uma pessoa levaria para fazer um download ou um upload.

A compressão de dados garante que arquivos sejam transferidos na internet de forma muito mais rápida por estarem menores do que seu tamanho original, garantindo também um melhor desempenho em relação à troca de informações entre máquinas, além de ocuparem menos espaço em disco. A técnica de compressão também é muito utilizada em sistemas de armazenamento de arquivos, como o Dropbox.

Nem tudo precisa ser compactado, mas o que normalmente ocuparia um grande espaço nos discos rígidos e servidores, pode ser resolvido com essa técnica simples e muito mais barata ? manter aquele carro importado pode ser mais atraente, mas às vezes vale muito mais a pena pegar um ônibus.

*Breno Riba é desenvolvedor na BigData Corp. (www.bigdatacorp.com.br), empresa especializada em ferramentas de Big Data