São Paulo, SP--(
DINO - 07 out, 2016) - Levantamento da Lello, imobiliária e administradora paulistana, aponta que a devolução de chaves por parte dos inquilinos cresceu 15% de janeiro a agosto deste ano na comparação com o mesmo período de 2015.
Um dos motivos para esse aumento é a atual crise econômica brasileira, com desemprego em alta e salários achatados dos trabalhadores.
De outro lado, o mercado de locação de imóveis está com excesso de ofertas em relação à demanda. Portanto, recomenda a administradora, é o momento dos proprietários terem uma atenção especial para manterem seus imóveis ocupados.
Alguns dos conflitos entre proprietários e inquilinos são gerados por problemas de manutenção da unidade que se arrastam por meses e não são resolvidos, causando conflitos que levam à desocupação do imóvel. "Nessas ocasiões os proprietários devem ser mais ágeis para atender às solicitações", diz Roseli Hernandes, diretora de Locação da Lello Imóveis.
Segundo ela, os inquilinos querem ser bem atendidos e se sentir satisfeitos com o imóvel, ao mesmo tempo em que os proprietários querem receber em dia e ter a garantia de que haverá a preservação da conservação do imóvel. Portanto, o bom relacionamento entre proprietários e inquilinos pode ser a chave para que o contrato de aluguel dure anos a fio.
"É importante que tanto locadores como locatários conheçam seus direitos e deveres, para manter uma relação cordial que seja pautada muito mais pela razão", diz Roseli.
Ela ainda afirma que os proprietários precisam ser mais flexíveis quando existe a necessidade de negociação com o inquilino.