Releases 24/05/2017 - 15:57

Principais erros ao usar Sistemas Financeiros


Curitiba, PR--(DINO - 24 mai, 2017) - A Gestão financeira de uma empresa pode em alguns momentos ser simples mas é de grande importância, um erro pode alterar os resultados financeiros e mudar o rumo da empresa.
Muitos são cometidos ao iniciar a utilização de um Sistema Financeiro. Eventualmente a gestão financeira não produz os resultados esperados positivos, chegando a dar a impressão que não funciona ou fazendo com que os gestores abandonem o Sistema.
Citaremos alguns dos erros mais comuns que são cometidos pelas organizações.

Excel (Planilhas) , o vício
Continuar utilizando as planilhas como principal gerador de informações, pode abrir margens para erros. Todos os lançamentos e informações DEVEM ser lançados no Sistema Financeiro. Não estamos dizendo que você não pode fazer uso das planilhas, mas sim que elas devem ser utilizadas de maneira auxiliar, como complemento aos relatórios financeiros. Como exemplo, agrupar ou filtrar informações.
Mas em hipótese alguma alterar dados ou usar as planilhas para gerenciamento. Tendo os dados lançados em Sistemas e Planilhas acaba gerando o custo da mão de obra pelo tempo e abrindo margem para erros.

Má utilização pelos colaboradores
Podemos possuir o melhor Sistema Financeiro do mercado, bem como os melhores colaboradores ou experts financeiros. Sem a aptidão e não saber utilizar as ferramentas e alimentar o sistema corretamente, custa caro.
Sendo que toda migração ou mudança, gera um desconforto em qualquer dos níveis hierárquicos da empresa, todos devem estar conscientes que a mudança trará mais benefícios a todos, seja agilidade ou informações mais precisas. A falta desta capacitação acaba gerando:
- sentimento de falta de capacidade.
- resistência a utilização de algo novo.
- má utilização das ferramentas e alimentação com dados errados.

Combinar finanças pessoais e da empresa
Erro mais comum do que se possa imaginar. Muitos sócios costumam utilizar a conta da empresa para pagar despesas ou realizar aquisições pessoais ou no sentido contrário, usa verbas particulares para cobrir dívidas do negócio.
Essa combinação é prejudicial para a empresa, pois distorce os lançamentos. É necessário que os sócios e principalmente o gestor consiga separar as finanças pessoais das empresariais.

Não acompanhar os resultados
De nada adianta ter os lançamentos 100% efetivados no sistema se o gestor ou gerente financeiro não acompanhar através das consultas e relatórios emitidos. Sem este acompanhamento não é possível saber se sua empresa está caminhando para o sucesso. Diversos são os relatórios contudo, alguns são essenciais, o fluxo de caixa e o demonstrativo de resultados. Uma boa visão do Fluxo e da DRE mostram o panorama da empresa e fornecem ótimo indicadores aos gestores que são praticamente obrigatórios para uma tomada de decisão.

O THOR Financeiro além de fornecer as ferramentas para acompanhamento dos resultados é 100% online, permitindo a você gestor, acompanhar a empresa de qualquer local, seja em viagem, na sala de espera do aeroporto, ou pronto para entrar em uma reunião.

Saiba mais sobre Sistemas 100% WEB no nosso artigo anterior:
http://bit.ly/sistema-de-gestao-web-gis
Website: http://gis.inf.br