(
DINO - 09 jul, 2015) - Preencher notas fiscais pode não ser uma tarefa fácil. O administrador da empresa ou o prestador de serviço precisa ficar atento a uma série de regras ao emitir o documento. Para quem não é habituado a esta burocracia, a função é complicada e, por isso, passível de erros. A Nota Fiscal eletrônica (NFe), em vigor no país desde 2006, trouxe facilidade na hora do cumprimento das obrigações fiscais.
No entanto, erros ainda acontecem e, neste caso, é preciso seguir outras burocracias para corrigí-los em tempo hábil. É a conhecida
carta de correção que pode ser utilizada sem dificuldades no Sistema On-line de Gestão Empresarial da VHSYS. Para conhecer mais,
acesse o site da VHSYS. O uso da carta é obrigatório desde julho de 2012, conforme regras do Ministério da Fazenda, do Governo Federal. De acordo com a legislação, as alterações na NFe podem ser feitas em até 30 dias (720 horas) após a autorização do uso, mas não vale para todos os campos preenchidos.
Na verdade, é possível sanar erros que não estejam relacionados a bases de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou prestação. Também não é possível modificar campos como remente ou destinatário, assim como data de emissão ou saída.
A carta é padronizada, conforme a legislação vigente e a VHSYS atende a estes requisitos. Uma diferença importante é que o módulo de alteração é de fácil compreensão, podendo ser utilizado por qualquer usuário. Em alguns casos, a assessoria de um contador é bem-vinda. De um modo geral, a carta serve para alterar:
A natureza de operação, desde que não mude a natureza dos impostos
Os códigos fiscais, se os valores dos impostos não forem modificados
Informações de peso, volume e acondicionamento dos produtos
Os dados do transportador
O endereço e a razão social do destinatário, desde que sejam modificações parciais
No site da VHSYS, o usuário do Sistema Online de Gestão Empresarial tem todas as informações sobre como preencher os dados carta de correção. Para quem ainda não conhece, o programa pode ser testado durante 15 dias, sem qualquer custo.
Entre os diferenciais da ferramenta está o fato de ela poder ser utilizada de qualquer lugar, desde que haja acesso à rede mundial de computadores. Isso porque o programa não fica instalado nos computadores, e sim na internet. Claro que com todos os requisitos de segurança necessários para garantir o sigilo das informações prestadas. E o acesso pode ser feito, também, por tablets ou smartphones.
Outro detalhe é que é o usuário pode trabalhar mesmo quando está off-line. Isso porque o aplicativo possibilita a inserção de dados que serão atualizados quando estiver on-line. O sistema também é multiusuário, permitindo vários acessos simultâneos.
Além da emissão de NFe, o Sistema proporciona, para pequenas e grandes empresas e autônomos, o gerenciamento administrativo completo. Ou seja, emissão de relatórios, cadastros de fornecedores, controle de estoque e de contas a pagar e receber.
Além disto, as novidades surgem a todo o momento. Em uma loja virtual da VHSYS é possível adquirir novas funcionalidades ao programa. Entre as já disponíveis, estão aplicativos de comprovantes, ICMS, e-mail marketing, aniversariantes, agenda, cobranças e verificação de cadastro no Serasa. Além disso, outros permitem integrações com sites de compras e vendas, como o Mercado Livre e o Magento.