Releases 26/10/2017 - 17:26

Resolução 4K é o desafio atual do projetor multimídia


São Paulo--(DINO - 26 out, 2017) - A tecnologia 4K tem sido um verdadeiro destaque no universo digital e nas feiras de equipamentos tecnológicos. Sendo um dos principais assuntos do momento, a VarieShop, loja virtual especializada em projetores multimídia, também levanta esta pauta para tratar de detalhes importantes, mas que nem sempre são abordados.

Apesar das grandes vantagens da 4K, ela pode não ser (ainda) tão interessante para as pessoas nos dias de hoje. Isso por causa de um detalhe: a geração de conteúdo 4K.

Mas, afinal, o que significa 4K?

O termo refere-se à resolução de imagem com valores aproximados de 4 mil pixels (horizontal) e 2 mil pixels (vertical). São valores limites para telas de uso doméstico, assim, os televisores 4K se assemelham bastante aos telões utilizados em salas de cinema nacionais e internacionais. A qualidade realmente impressiona, as imagens são transmitidas com muito mais cores e nitidez e o telespectador pode se sentir ainda mais dentro do contexto da programação. Mas os especialistas em tecnologia alertam para que os consumidores verifiquem se o televisor realmente possui resolução 4K, uma vez que muitos fabricantes têm vendido falsas promessas. É comum encontrar anúncios de TV 4 K quando na verdade os valores são de 3840 X 2160. Algumas marcas optam por arredondar o valor para 4 mil a fim de surtir mais impacto nos usuários.

Impasses da tecnologia 4K.

A conversão para esse novo padrão tecnológico vem se mostrando muito lenta. Na geração de conteúdo, por exemplo, há um grande problema. Ainda que as empresas disponham de câmeras, filmadoras e projetores compatíveis com a 4K, o volume não se tornou tão atrativo para que o grande público inicie um consumo em massa dos aparelhos que reproduzem tal tecnologia. Em termos de reprodução de conteúdo com projetor multimídia e telas tradicionais por exemplo, é possível afirmar que os modelos que não utilizam a tecnologia 4K ainda são as melhores opções em termos de custo-benefício.

Além disso, há mais um impasse que é a dificuldade de distribuição de conteúdo na internet. O gargalo criado pelo grande volume de pessoas utilizando internet a velocidades altas, mostra uma realidade (mundial, não apenas brasileira) em que será necessário repensar o sistema de distribuição de internet.

No Brasil, transmitir conteúdo 4K via streaming sem qualquer tipo de intervalo para carregamento (buffering) pode ser considerado um privilégio de poucos. Entretanto, este é um cenário comum, já que toda transição de tecnologia traz dificuldade e obstáculos que são superados, tanto pela indústria, quanto pelo varejo.


Website: https://www.varieshop.com.br/