Brasilia, DF--(
DINO - 16 jun, 2020) - O Desafio da Imunidade Blindada tem o objetivo de ensinar durante um programa de 10 dias novos hábitos que fortalecem a imunidade, auxiliando os participantes a serem mais protegido contra doenças infecciosas. O evento será online e totalmente gratuito.
Estudos mostram que o coronavírus COVID-19 está atacando os linfócitos T do sistema imunológico (1). Uma inabilidade do sistema imunológico de controlar o vírus adequadamente pode resultar em uma tempestade de citocinas em pacientes graves (2). Esses estudos preliminares mostram a relação entre imunidade e a doença.
A imunidade tem um papel fundamental na proteção de todas as doenças infecciosas como, por exemplo, gripe ou pneumonia. 'Nosso corpo tem um exército eficaz para nos proteger contra invasores, e podemos fazer muito para fortalecer a nossa imunidade', afirma o nutricionista Ricardo Vargas. Porém, não é suficiente somente tomar uma cápsula de vitamina C. É necessário investir em mudanças drásticas nos hábitos diários para deixar a imunidade protegida. Alimentação correta, exercício (3), controle emocional, o consumo de água (4) e um sono reparador (5) são somente alguns hábitos importantes que podem deixar a imunidade funcionando com alta performance, dando mais proteção contra doenças infecciosas.
O Nutricionista Ricardo Vargas vai dar cada dia do desafio dicas importantes sobre quais são os hábitos essenciais para o fortalecimento da imunidade. Depois o desafio inclui tarefas para colocar esses hábitos em prática. Uma coleção de receitas diárias vai incluir os alimentos essenciais para a imunidade dentro do cardápio dos participantes. Para completar, a palestrante Maiza Ribeiro preparou para cada dia uma reflexão para entender os mudanças da sociedade durante a pandemia.
O desafio vai acontecer de 21 de Junho a 1 de Julho e será totalmente gratuito. Depois do lançamento inicial terá novas turmas semanalmente até o final da pandemia.
As inscrições para o desafio estão disponíveis no website:
www.saudeplena.org/desafio-imunidade/Referências:
1: Xinling Wang et al. SARS-CoV-2 infects T lymphocytes through its spike protein-mediated membrane fusion.
https://doi.org/10.1038/s41423-020-0424-92: Ahmadpoor Pedram, Rostaing Lionel. Why the immune system fails to mount an adaptive immune response to a COVID?19 infection.
https://doi.org/10.1111/tri.136113: Campbell JP, Turner JE. Debunking the Myth of Exercise-Induced Immune Suppression: Redefining the Impact of Exercise on Immunological Health Across the Lifespan. Front Immunol. 2018 Apr 16;9:648.
4: Fortes MB et al. Dehydration decreases saliva antimicrobial proteins important for mucosal immunity.
https://doi.org/10.1139/h2012-0545: Besedovsky Luciana, Lange Tanja, Born Jan. Sleep and immune function. Pflugers Arch - Eur J Physiol (2012) 463:121-137
Website:
https://www.saudeplena.org/desafio-imunidade/