Releases 11/04/2017 - 05:14

5 dicas para iniciar as vendas em seu e-commerce


São Carlos, SP--(DINO - 06 abr, 2017) - É normal, no meu dia a dia, encontrar pequenos empreendedores com problema em fazer sua loja virtual iniciar as vendas. Conversando vejo que o que falta muitas vezes é um "norte" para que possam seguir em frente e vencer as dificuldades. Isto pode ser culpa das próprias agências desenvolvedoras que abandonam o cliente depois da loja feita, sem dar o mínimo de treinamento ou assessoria.

Este artigo é fruto de uma conversa que tive com um cliente sobre por que a loja virtual dele não vendia. Veja quais foram minhas dicas:


1 - Faça uma análise de Usabilidade

O primeiro passo para saber qual o motivo de sua loja não estar vendendo é realizar uma análise de Usabilidade. O que é Usabilidade? Usabilidade é a facilidade com que as pessoas podem navegar e realizar uma compra em seu e-commerce, quanto mais fácil e intuitiva, maiores são a chances de conversão.

A análise começa com você realizando uma compra em sua loja, sinta a loja, pense como cliente e veja se consegue realizar a compra de forma fluida e sem erros. Veja se o checkout não tem muitos campos inúteis e veja se os métodos de pagamento abrem de forma correta no checkout. Além disso preste atenção no cálculo de frete e confira se está correto.
Se você testou sua loja e se sentiu confortável na navegação e finalização da compra você agora tem que testar como outras pessoas reagem à sua loja, para isso eu utilizo uma ferramenta chamada Hotjar, que grava cada acesso na loja e assim conseguimos identificar muito erros e dificuldades.

Acesse este link: https://www.hotjar.com e veja como a ferramenta funciona.

Após configurar a ferramenta, acesse e analise as gravações, veja se houve erros intermitentes na loja ou se usuários tiveram dificuldades de encontrar seus produtos. Após esta análise faça as alterações que achar necessárias.

2 - Veja se seu preço é competitivo

Parece um ponto básico, mas é aqui que a maioria dos pequenos e-commerces que vejo erra. O empreendedor que quer investir um uma loja online mas tem já uma loja física, na maioria das vezes, apenas cadastra o produto disponível em estoque na loja virtual, com o mesmo preço. Não faça isso! Você perderá competitividade. Como sabemos o custo operacional de uma loja virtual é muito menor que o custo de uma loja física, e justamente por isso o modelo de negócio é tão atrativo, o grande problema é que o empreendedor não repassa ao valor cobrado na loja virtual a redução de custo do canal. Quem possui uma loja física e uma loja virtual tem que ter um centro de custo diferente para cada canal, sem diminuir a margem de lucro, claro. Pense como negócios separados que compartilham o mesmo estoque, apenas isso!

Além deste erro gerencial ainda tem os empreendedores que simplesmente não fazem um pesquisa de mercado sobre seus concorrentes e nem monitora o preço dos seus produtos. Uma ótima ferramenta gratuita para isso é o Buscapé! Ele monitora os itens que você coloca como favoritos e ai basta acessar e acompanhar o gráfico de variação dos produtos. Se você quer algo mais automatizado existem ferramentas como o Sonde e o Precifica que fazem um trabalho bem bacana.

Precifica: http://precifica.com.br/monitoramento-de-precos/
Sonde: https://www.sonde.com.br/

3 - Invista em mídia paga

A usabilidade do seu site está boa, seu preço competitivo e sua loja ainda não vende? Invista em mídia paga! O alcance orgânico de sua loja, principalmente nas redes sociais, é muito pequeno. Para você comprovar isto, basta você entrar na sua Fan Page como administrador e verificar na parte inferior de cada post, a quantidade de pessoas que visualizam suas publicações.

Ter uma estratégia de público é fundamental, e aqui vai uma grande dica: se você não tem ideia de como realizar uma campanha de anúncios e somente faz o famoso "impulsionamento de post", contrate uma agência especializada! Existem agências, como a RDCommerce, especializada em marketing de performance, que foca no resultado, ou seja: VENDAS! E se você acha que estas agências são caras você pode se surpreender pois a grande parte cobra um percentual sobre a verba investida.

Neste caso, é muito melhor você pagar uma percentual do que você iria investir para uma agência do que ficar rasgando dinheiro impulsionando postagens.

Acesse o site da RDCommerce: http://www.rdcommerce.com.br

4 - Invista em relacionamento com seu cliente

Se você ainda não consegue concorrer com os grandes magazines no quesito preço, com certeza consegue ganhar de lavada no quesito relacionamento! A cada dia que passa as pessoas sentem mais falta de serem atendidas por pessoas, são tantos robôs que chegamos a pensar se estas empresas são cuidadas por seres humanos. Humanizar o atendimento e dar atenção ao cliente garante fidelidade e com isso, mais vendas!

Instale um chat em sua loja, ligue para seu cliente se houver algum problema, não mande e-mail apenas! Se seu cliente comprovou por Boleto e não pagou, ligue para ele e pergunte se aconteceu algum problema e se disponha para dar mais prazo para que o boleto seja pago.

Estes pequenos detalhes podem fazer toda diferença para você!

5 - Evolua!

Iniciou suas vendas, pense sempre em evoluir!

Empresas estáticas não conseguem se manter muito tempo no mercado. Você precisa estar em constante movimento para evoluir em todas as áreas: sua loja, seus produtos, seus canais de marketing.

Sua loja: A experiência de compra do usuário sempre pode ser melhorada! Identifique pontos fracos e procure soluções viáveis para suprir estas fraquezas. Quer um exemplo? Ligue para seu cliente que comprou um produto e pergunte o que ele achou da loja, se ele encontrou o que precisava de forma fácil e rápida. Se ele demorou para achar um produto na busca, sinal que você precisa melhorar seu sistema de busca!

Seus produtos: Inove nos produtos, conquiste novos fornecedores, procure parcerias com hubs de estoque como o Squid Fácil, assim seu cliente sempre terá à disposição novos produtos para comprar.

Seus canais de marketing: Se você utiliza somente Facebook, comece também utilizar o Instagram, se utiliza somente anúncios na pesquisa do Google experimente também o Google shopping, seu preço é competitivo, anuncie no Buscapé! Diversifique seus canais que atingir pessoas que ainda não conhecem sua marca e ainda não compram de você!

David Tifosi
CEO Franquia RDCommerce, CoolApp - Aplicativos p/ PME, Profissional Associado ABComm e E-Commerce Brasil, Google Partner

Website: http://www.rdcommerce.com.br