Campinas-SP--(
DINO - 19 ago, 2015) - O atual cenário econômico do Brasil é manchete diária em praticamente todos os veículos da mídia nacional. Estimativas, projeções e variações do Produto Interno Bruto (PIB), alta do dólar e dos preços de bens de consumo, demissões e desaceleração em quase todos os setores da economia tem abalado a confiança da população. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima uma contração no PIB para este ano de 1% que resulta em uma queda de 1,5%. De acordo com um estudo realizado pelo Conselho Federal de Economia (Confecon), o país deve perder um milhão de postos de trabalho em 2015. A taxa de desemprego nos primeiros meses do ano chegou a 8,1%, a maior taxa da série histórica que começou em 2012, conforme apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), levantamento realizado pela FecomercioSP, corrobora a insatisfação dos empresários quando a situação atual. O ICEC atingiu o menor patamar da série histórica com queda de 5,0%. É nesses momentos de crise que o olhar estratégico e abordagem criativa fazem toda a diferença para gerar resultados nos negócios e é isso que algumas empresas tem feito no interior de São Paulo para superar essa fase.
Inspirados pelo pensamento do famoso cientista Albert Einstein que acreditava que "a crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos", separamos alguns empreendedores têm investido em diferenciais para se destacar no mercado.
Mega Pizza
Com duas unidades em Campinas, a Mega Pizza, aposta na linguagem jovem e no fator "delivery" para atrair o público. "Atualmente as pessoas estão optando por comer em casa, onde é possível prever os gastos", ressalta a proprietária Gisele Lagos. Outro grande diferencial da marca é a diversidade de tamanhos, que variam entre quatro, oito, 16 e 22 pedaços, o último, ideal para repartir a pizza com os amigos em ocasiões especiais. "É um investimento que requer poucos funcionários, em área reduzida, que vem atraindo o gosto de todas as idades", completa Gisele.
O Matuto
O Grupo O Matuto tornou-se em 2015 a maior rede de churrascarias do interior paulista, com quatro unidades Completas (restaurantes tradicionais com Buffet e rodízio) e seis Expressas, adaptadas ao fast food de shoppings centers. Todas localizadas em Campinas e região. O primeiro modelo aposta na excelência do rodízio: atualmente 70% dos cortes são da raça britânica Red Angus, carne bovina nobre enaltecida no mundo inteiro. Os maiores destaques são o beef ancho, shoulder, costela de tiras, granito, short ribs, e baby beef. As lojas Expressas estão adaptadas à correria do dia-a-dia, mas não abrem mão de oferecer alimentos de alta qualidade, e com preço acessível. "Investimos em nossos produtos para atrair todos os públicos, inclusive aqueles que anseiam por uma carne mais requintada, difícil de encontrar nas churrascarias em geral. O investimento é alto mas prazeroso, afinal nossas casas estão sempre cheias e os clientes saem satisfeitos com custo benefício", explica Flávio Caumo, supervisor geral das churrascarias.
Big Jack Hamburgueria
Os empresários Cláudio Fernandes e Marcos Torrado apostaram nos clássicos anos 50 para se destacar ao criarem a Big Jack Hamburgueria, espaço que oferece decoração típica e clima divertido. Reconhecida por quatro anos consecutivos pela premiação Veja Comer & Beber Campinas, a hamburgueria aposta em um cardápio com combinações de carnes nobres como Angus e Kobe, além de costelinha, linguicinha, salmão, soja e carnes especiais em épocas sazonais, como o bacalhau que já figurou no cardápio durante a Páscoa. Pães artesanais são desenvolvidos para favorecer o sabor dos lanches. "Para se destacar em um cenário cada vez mais competitivo é necessário ser inusitado e levar ao público combinações e acompanhamentos incríveis" comentam os empresários.
Premiatto
Presente em mais de 30 shoppings de norte a sul do país a Franquia Premiatto, prova que é possível oferecer qualidade e diferencial mesmo no Fast Food. Com um cardápio que permite mais de 150 combinações entre massas, saladas, grelhados e risotos a rede, que nasceu na cidade de Campinas, é conhecida por oferecer comida rápida com qualidade Premium. "Eu tinha o objetivo de inovar e oferecer uma alimentação de qualidade. Para isso, criei uma rede de restaurantes que tivesse como principal característica proporcionar ao consumidor alimentação rápida, mas com pratos elaborados com sabor e requinte" explica o empreendedor Cláudio Fernandes, fundador da marca.
Arriba! Paleteria
A Arriba Paleteria driblou não só a crise econômica, como também o boom das paleterias neste primeiro semestre e a chegada do inverno. A família de empreendedores apostou em mais de 70 combinações de sabores e lançamentos de paletas em datas especiais, além de sobremesas diferenciadas como o fondue de mini paletas e o Arriba Gateau. "Temos um planejamento e modelo de negócio que nos permite crescer com a Arriba Paleteria", explicou Fabrício Macedo, proprietário da marca. A Arriba Paleteria conta com quatro unidades próprias no interior de São Paulo (duas em Indaiatuba, uma em Campinas e uma em Santa Bárbara d´Oeste), com previsão de inauguração da quinta loja ainda em 2015.
L"Entrecôte de Paris
Famoso pelo seu prato único: entrecôte fatiado coberto pelo molho secreto e batatas fritas a vontade, a unidade de Campinas do L"Entrecôte de Paris sempre inova e traz novas entradas e sobremesas a cada mudança de estação, as últimas novidades no cardápio são a salada Melanzane, as entradas French Onion Soup, Tartar e a sobremesa La Surprise au Chocolat. A alternativa deu tão certo que no final do ano será inaugurada a segunda franquia na cidade, no Parque D. Pedro Shopping. "Nós preocupamos em oferecer opções para os mais variados públicos, não apenas aos clientes assíduos que semanalmente vem ao restaurante para degustar nosso entrecôte, mas também os vegetarianos", explica a proprietária Luciana Rossi.
Do fast food à tradicional pizza, passando por referências internacionais, como o hambúrguer, o que conta é inovar. Com o cenário cada vez mais competitivo e levando à risca o pensamento "Não existe crise para todo mundo ao mesmo tempo", subtítulo da obra "Enquanto uns choram? outros vendem lenços", de Maurício Werner, que se adequa ao propósito com a mesma maestria, os empresários do interior paulista mostram que é possível se destacar em meio à competição e adversidades apostando frequentemente em novidades no próprio perfil habitual para surpreender o público e sobressair-se em tempos de crise. Isso só prova o que Platão já dizia há tempos atrás, "A necessidade é a mãe da inovação".