(
DINO - 10 mai, 2018) -
A AbbVie, companhia global biofarmacêutica dedicada à pesquisa, e a Rice University anunciam acordo de pesquisa conjunta para a criação do Acelerador de Pesquisa K.C. Nicolaou. A pesquisa no Acelerador será concentrada na sintetização de novos agentes citotóxicos para o uso na luta contra o câncer. A colaboração complementa a experiência da AbbVie na descoberta e no desenvolvimento de moléculas em oncologia.
O laboratório K.C. Nicolaou é especializado na arte de replicar moléculas naturais complexas com propriedades para combater o câncer. O processo, chamado de síntese total, permite que pesquisadores apliquem estratégias de química orgânica e tecnologia para otimizar agentes antitumor. Quando combinados com as habilidades da AbbVie em química médica e engenharia de anticorpos, estes agentes antitumor têm o potencial de transformar os paradigmas do tratamento do câncer e significativos benefícios aos pacientes.
"Dr. Nicolaou e sua equipe na Rice University conduzem pesquisas mundiais em química orgânica com o potencial de acelerar o desenvolvimento de novas e eficazes terapias contra o câncer”, afirmou o médico Tom Hudson, vice-presidente em descoberta e desenvolvimento inicial em oncologia da AbbVie. "Nossa meta é transformar a forma como o câncer é tratado e unir nossa experiência em desenvolvimento com a experiência deste time para melhor atender as necessidades dos pacientes”.
Dr. Nicolaou, Harry C. e Olga K. Wiess lideram a equipe de pesquisa do Acelerador na Rice. Dr. Nicolaou é reconhecido mundialmente pela sua pesquisa em síntese total orgânica. Ele sintetizou pela primeira diversas moléculas complexas. Dr. Nicolaou recebeu vários prêmios de prestígio, incluindo o Wolf Prize em Química em 2016.
"O Acelerador de Pesquisa K.C. Nicolaou é um novo modelo de colaboração entre indústria e academia”, afirmou Yousif Shamoo, responsável por pesquisas na Rice University. "É uma parceria verdadeira entre a AbbVie e os cientistas da Rice, para conduzir pesquisa da mais alta qualidade e desenvolvimento em terapias contra o câncer".
“Colaborações como esta permitem oportunidades únicas para levar ao mercado os resultados das pesquisas na Rice”, afirmou Asha Rajagopal, diretor de transferência de tecnologia na Rice University. “Parcerias universidade-academia podem casar a pesquisa acadêmica com a necessidade do mercado e contribuir para a tradução dos resultados acadêmicos em produtos com impacto comercial. Tais parcerias ajudam a fortalecer uma cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade universitária”.
(Foto de A Nicolaou está disponível no link abaixo)
http://news.rice.edu/files/2017/05/0530_ANTITUMOR-4-WEB-252uywv.jpg
K.C. Nicolaou (Crédito: Jeff Fitlow/Rice University)
Sobre a AbbVie
A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global, que tem o compromisso de desenvolver terapias inovadoras para algumas das mais complexas e críticas condições de saúde. A missão da companhia é usar seu conhecimento, equipe dedicada e foco em inovação para aprimorar, de forma notável, tratamentos em quatro áreas terapêuticas principais: imunologia, oncologia, virologia e neurociência. Em mais de 75 países, os colaboradores da AbbVie trabalham diariamente para desenvolver soluções em saúde para pessoas ao redor do mundo.
No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem imunologia, neonatologia, virologia e oncologia e, entre suas diferentes áreas de atuação, conduz mais de 50 estudos e projetos clínicos, envolvendo mais de 200 equipes e centros de pesquisa brasileiros. Para mais informações, acesse
www.abbvie.com.br
Sobre a Rice University
Com o campus localizado em Houston, a Rice University está entre as 20 principais universidades dos Estados Unidos, segundo o U.S. News & World Report. A Rice tem faculdades altamente respeitadas em Arquitetura, Negócios, Estudos Continuados, Engenharia, Humanidades, Música, Ciências Naturais e Ciências Sociais além de ser a sede do Baker Institute em Política Públicas. Seu sistema universitário construído próximo à comunidade local é uma das razões pelas quais a Rice está posicionada como a número 1 em qualidade de vida e em interação racial e social, e como a número 2 em felicidade dos estudantes pela Princeton Review. Rice é também considerada uma das melhores opções entre as universidades privadas pelo Kiplinger's Personal Finance. Para ler "What they're saying about Rice," acesse
http://tinyurl.com/RiceUniversityoverview. Siga Rice News e Media Relations pelo Twitter @RiceUNews.