Uberlândia, MG--(
DINO - 09 ago, 2018) -
A tecnologia revolucionou o mercado e a gestão de empresas, especialmente nos últimos anos com o advento da transformação digital. Nesse contexto, as empresas que possuem investimentos mais pesados em tecnologia têm conseguido se destacar em seus setores. No entanto, como fica a realidade das pequenas empresas nesse cenário?
A Salesforce, empresa de softwares, realizou uma pesquisa com 500 empresas de pequeno e médio porte (PME) que são líderes de mercado nos Estados Unidos para compreender quais são os principais investimentos desses negócios quando se trata de tecnologia.
O resultado foi que, cada vez mais, as PMEs percebem a importância da tecnologia no seu cotidiano, seja para se relacionar com o cliente ou para ter uma visão de 360° do negócio. Para 56% das empresas entrevistadas, conectar todos os dados do negócio em uma única plataforma é uma prioridade.
No Brasil, a realidade não é muito diferente. Diversas PMEs têm investido em tecnologia para aumentar seu faturamento e impulsionar o seu crescimento. Foi esse o caso da Implantec Health Care Technology, empresa de Belo Horizonte que, após adotar o sistema de gestão ERP da Jiva - empresa especializada em soluções de gestão -,
otimizou o cotidiano da empresa e reduziu o tempo de trabalho interno nos processos de controle de estoque e logística em 40%.
A decisão final pela solução da Jiva, foi tomada porque o antigo software utilizado pela empresa não permitia a centralização de todos os dados do negócio. Segundo o supervisor de Administração e
Logística da Implantec, Hudson Rodrigues, o sistema anterior trazia muitos problemas à gestão: o controle de estoque era ineficiente e a interface do programa dificultava o trabalho dos colaboradores.
Mas esses não eram os únicos problemas. A Implantec é uma empresa especializada em produtos e serviços para os setores médico-hospitalar, odontológico e estético. Por esse motivo, as normas que regem o setor da Implantec são extremamente rígidas e devem ser seguidas de maneira adequada para evitar problemas. O
controle de lotes e a rastreabilidade, por exemplo, devem ser feitos com extrema cautela, o que não acontecia com o sistema antigo.
Com a
Jiva, esses controles foram facilitados, assim como o controle de estoque, e, agora, a Implantec consegue ter mais agilidade, qualidade e segurança em seus processos.
Além de todos esses benefícios, que se relacionam principalmente à necessidade de compliance da empresa, o ERP da Jiva ainda otimizou a emissão de notas fiscais da Implantec e facilitou o acompanhamento das constantes mudanças na legislação tributária e contábil. Segundo Rodrigues, o principal ganho que a empresa obteve ao investir em tecnologia e centralização de processos é que cada setor passou a ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa dentro do negócio.
A ideia da Implantec é continuar sua parceria com a
Jiva, investindo em novos módulos do seu ERP, com o objetivo de conferir mais controle aos seus processos e confiabilidade às suas informações através da automatização - o que é uma tendência mundial.
Website:
http://www.jiva.com.br