São Paulo--(
DINO - 29 nov, 2018) - De acordo com dados da Ebit/Nielsen, as vendas via e-commerce chegaram à marca dos R$ 3,5 bilhões na semana da Black Friday de 2018, montante que representa uma alta de 25% em relação ao mesmo período no ano passado. O número de pedidos efetuados subiu para 6,14 milhões. Considerando o total de vendas realizadas até o final do dia 23 (sexta-feira), o tíquete médio apresentou crescimento de 8%, passando para R$ 608. O número de clientes que realizaram ao menos uma compra pela internet subiu 9% em relação a 2017, um total de 2,41 milhões.
Para a Ebit/Nielsen, os números superaram a expectativa que estimava uma alta de 15% nas vendas, o que corresponderia a 2,43 bilhões de reais e 3,76 milhões de pedidos (crescimento de 6,4%). O valor do tíquete médio, por sua vez, seguiu o que estava previsto.
De acordo com a Liderança Comercial para Ebit/Nielsen, algumas variáveis explicam o já considerado sucesso da Black Friday 2018. O primeiro diz respeito ao faturamento obtido já na quinta-feira (22), de quase 609 bilhões de reais em mais de 1,18 milhões de pedidos. Em outras palavras, a véspera da data comercial já apresentara resultados acima da expectativa do mercado, o que mostra que os brasileiros estão mais atentos às promoções.
Categorias em destaque
Entre as categorias que mais converteram vendas, é possível citar perfumaria e cosméticos, grupos de vendas de produtos para cuidados pessoais, como com o corpo, cuidados com o cabelo, dermocosméticos (que vêm ganhando cada vez mais espaço no e-commerce) e desodorantes.
As vendas de camas e produtos para bebês também tiveram destaque, com aumento de vendas de 4% para as camas, 4% para brinquedos e 7% para a categoria bebês e crianças.
No dia 23 propriamente dito, a Black Friday foi dominada pelos produtos que representam um tíquete médio mais elevado, como Smartphones, TVs e itens de linha branca. O diferencial para o ano de 2018 está no ritmo de vendas, que se manteve constante durante todo o dia e aumentou de forma acentuada à noite, graças ao público que deixou para comprar depois do expediente.
Razões do crescimento
O crescimento da data deve muito, entre outros motivos, à confiança dos consumidores na Black Friday, que aumentou consideravelmente nos últimos anos. Antes mesmo da chegada da data, o levantamento já havia indicado que a porcentagem de pessoas que não conferem credibilidade aos descontos diminuiu de 38% para 35% entre 2017 e 2018.
Além do apoio dos consumidores, os varejistas também estão se mostrando mais preparados, seja com relação ao estoque ou à estrutura para suportar o tráfego de consumidores nos sites, que é muito maior na data.
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