São Paulo, SP--(
DINO - 23 dez, 2016) - No ano em que o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) completa 40 anos no Brasil, foi constatado que a preocupação com a qualidade da alimentação dos trabalhadores aumentou consideravelmente no país, uma vez que é possível notar a disseminação de uma série de soluções corporativas voltadas a esse tema, seja por meio de programas de conscientização, que promovem hábitos alimentares equilibrados nas empresas, ou por meio de benefícios de refeição e de alimentação oferecidos aos funcionários.
No último ano, a adesão a esses incentivos aumentou, resultando num impacto positivo para a economia, já que a cada R$ 1 milhão de faturamento do setor de vouchers de alimentação e de cestas básicas, o PIB cresce R$ 1.906 milhão. "No Brasil, já são aproximadamente 20 milhões de usuários de benefícios de refeição e/ou de alimentação, garantindo condições adequadas de se alimentar em seu horário de almoço. Desse número, boa parte dele está representado dentre os mais de 5 milhões de usuários da Ticket. Quanto maior for o investimento em iniciativas desse tipo para esse público, melhor é o fortalecimento da relação entre colaboradores e empresas", comenta Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil.
De acordo com dados obtidos em um levantamento realizado pela Edenred global em 2012 (Food and Meal Vouchers. The Right to Food in the Workplace Report), estima-se que, naquele ano, 44 milhões de pessoas recebiam benefício de refeição ou de alimentação em papel ou cartão eletrônico, o que trouxe um impacto positivo na economia e na sociedade. Atualmente, segundo o Ministério do Trabalho, o PAT beneficia 16,2 milhões de trabalhadores (83,2%) com renda mensal de até cinco salários mínimos e conta com a adesão de mais de 223 mil empresas.
Ao longo da evolução do PAT, é interessante notar a disseminação de iniciativas em benefício de hábitos saudáveis no ambiente corporativo, retratadas no recém-lançado livro 40 anos do Programa de Alimentação do Trabalhador ? Conquistas e Desafios da Política Nutricional com Foco em Desenvolvimento Econômico e Social. De acordo com dados apresentados na publicação, existe uma relação direta entre o estado nutricional e o rendimento físico e mental da força de trabalho. Nos 40 anos do PAT, a taxa média de trabalhadores beneficiados cresceu 9% ao ano, enquanto a de acidentes de trabalho caiu cerca de 2% ao ano. É evidente que muitos outros fatores, além da alimentação, contribuem para a redução na quantidade de acidentes de trabalho no Brasil, mas a contribuição da melhoria das condições alimentares dos trabalhadores deve ser ressaltada. Essa informação é reforçada por uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial, segundo a qual a nutrição adequada pode aumentar os níveis de produtividade nacional em até 20%, por exemplo. Ainda segundo a obra, dados da Organização Internacional do Trabalhador (OIT) revelam que o aumento de 1% no consumo de calorias, resulta em um incremento de 2,27% na produtividade geral da mão de obra.
Atenta a esses indicadores, a Ticket tem adotado iniciativas em prol de costumes saudáveis, como é o caso do Programa Avante, que oferece dicas de alimentação, saúde e bem-estar aos trabalhadores. O programa conta com ferramentas como o Portal do Programa Avante, que disponibiliza aos clientes Ticket avaliação do perfil alimentar e mapeamento da qualidade da alimentação, auxiliando assim, os profissionais de Recursos Humanos a identificarem riscos e oportunidades de melhoria. Além disso, o Programa Avante também oferece um treinamento e-learning com dez módulos online com dicas, vídeos, receitas e games sobre alimentação saudável para apoiar as pessoas a adotar um estilo de vida mais saudável.
"A Ticket chegou ao país no mesmo ano do PAT, o que evidencia pioneirismo e experiência no mercado de alimentação-convênio no país, além de comprometimento com iniciativas que visam ao bem-estar dos trabalhadores. O Programa Avante é importante nesse contexto, pois é preciso ir além dos benefícios tradicionais do mercado: é necessário também conscientizar e oferecer ferramentas que contribuam para a introdução da alimentação equilibrada no dia a dia do trabalhador e consequentemente, para aumentar a produtividade e a qualidade de serviço", completa Marília Rocca, Diretora Geral da Unidade de Negócios de Benefícios ao Trabalhador da Ticket.
Sobre a Ticket
Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com oTicket Restaurante. Nestes 40 anos no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Transporte e Ticket Cultura. Com abrangência nacional, a Ticket atende a 70 mil empresas-clientes e mais de 5 milhões de usuários, com 4,3 milhões de cartões eletrônicos em operação aceitos em uma rede de 320 mil estabelecimentos credenciados em 4,8 mil municípios brasileiros.
A Ticket, parte do grupo Edenred, que também integra as empresas Accentiv´, Repom e Ticket Log, conquistou a certificação ISO 14001 e foi eleita 19 vezes uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com ranking do Great Place to Work. Ainda de acordo com o ranking, a Ticket foi eleita também uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina em 2014 e 2015. A companhia recebeu por 8X o prêmio "Fornecedores de Confiança" como uma das fornecedoras de maior grau de confiabilidade com seus clientes, além de considerada Top Of Mind de RH na categoria Benefício Refeição por 15 vezes.