São Paulo, SP--(
DINO - 18 jul, 2018) - Os problemas auditivos têm se tornado cada vez mais comuns na atualidade. Com a "modernização" da sociedade, a ocorrência desse problema vem disparando, e hoje atinge mais de 15 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Normalmente, a perda de audição ocorre de forma gradual, quase imperceptível, o que torna difícil o seu diagnóstico nos estágios iniciais do problema.
Neste conteúdo, saiba mais sobre os problemas auditivos e aprenda a identificar os principais sintomas.
*Afinal, o que são problemas auditivos?
Eles se caracterizam como a diminuição ? ou perda total ? da capacidade de audição. Podem acometer apenas um ouvido ou os dois ao mesmo tempo. Podem ser classificados em:
- leve: embora conversas ocorram normalmente, torna-se difícil escutar o que as pessoas dizem em ambientes com muitos ruídos ao fundo;
- moderada: aqui começam os problemas com as conversas, especialmente em grupo, onde se torna complicado distinguir as vozes e compreendê-las individualmente. Diálogos por telefone também ficam comprometidos, e o volume dos aparelhos tende a aumentar a partir deste nível.
- severa: sons bastante altos podem passar despercebidos, como por exemplo carros na rua.
- profunda: com a perda profunda, sons como a turbina de um avião e explosões podem ser um dos únicos possíveis. É o nível mais grave de perda auditiva.
*Quais são as principais causas?
A poluição sonora, especialmente das grandes cidades, é um dos principais fatores. No entanto, existem outras causas, como:
- traumas;
- doenças: otite, otosclerose, caxumba, meningite, sarampo e escarlatina;
- alguns medicamentos, como os utilizados em quimioterapias;
-presença de líquidos ou objetos no canal auditivo;
- exposição prolongada a ruídos excessivos.
- hereditariedade
Além dessas, outra causa bastante comum é a chamada presbiacusia. Essa palavra define a perda auditiva de pessoas na terceira idade (a partir dos 60 anos), e traz alterações na orelha interna.
*E quais são os principais sinais?
Hein?
Na maioria das vezes, o principal sintoma é este: a pessoa está sempre pedindo para que a frase dita seja repetida por não conseguir escutá-la. Ela pode também dar respostas sem sentido, por vergonha de pedir a repetição.
Quê?
Bastante parecido com o sintoma anterior. Nesse caso ocorre o inverso: a pessoa até ouve, porém não compreende as palavras que foram faladas, pois algumas frequências ( graves/agudos | vogais/consoantes ) já não são audíveis e atrapalham na interpretação.
Abaixa isso!
O som da televisão ou rádio já esteve tão alto a ponto de você pedir para que alguém os abaixasse um pouco? Saiba que são grandes as chances desta pessoa ter problemas auditivos.
Zzzzzzz?
Aproximadamente 90% dos casos de Zumbido estão associados com perda auditiva. Isso é um sintoma comum da perda de audição, mas pode estar relacionado a outras causas também. Na dúvida, consulte um médico!
Isolamento
Fique alerta se uma pessoa antes ativa e sociável se retrair: isso pode indicar que ela não anda ouvindo muito bem.
Isso acontece devido à dificuldade em acompanhar conversas e à sensação de estar incomodando os outros com os pedidos de repetição.
A dificuldade de escutar bem atrapalha, e muito, a vida de quem sofre com problemas auditivos. As consequências vão desde questões de autoestima a problemas de segurança.
E aí, você conhece alguém que apresenta um ou mais sintomas citados? Então não perca tempo: Agende uma triagem auditiva, convide-o a fazer o teste auditivo online e simule gratuitamente! Consulte sempre um especialista em qualquer suspeita.
Teste Auditivo Online:
www.audiumbrasil.com.br/testeauditivoExperimente Ouvir Melhor por 14 dias Gratuitamente:
www.audiumbrasil.com.br/agendeWebsite:
http://www.audiumbrasil.com.br