(
DINO - 22 nov, 2016) - A lagosta salteada com palmito e batata está mais próxima do arroz com feijão e bife do que nunca. Apesar de pouco acessível, o fruto do mar
preparado pela participante Jiang Pu em 2015 durante o programa "Masterchef", exibido pela Rede Bandeirantes, foi visto, comentado e "julgado" por milhões de brasileiros, se tornando um exemplo de uma mudança cultural pela qual passa o país: o brasileiro está mais ligado em comida.
Depois da cultura criada por programas de TV voltados para a culinária, populares desde os anos 80 e 90, agora, pela primeira vez, a gastronomia como entretenimento conseguiu conectar TV, cozinha e internet. E a ação de programas como o "Masterchef" em redes sociais e o boom de canais do youtube voltados para gastronomia e culinária têm tido papel fundamental nesse movimento.
Tela pequena é que faz comida boa
Embora 51% dos brasileiros comam fora de casa mais de uma vez por semana,
segundo pesquisa da Nielsen , a maioria o faz por necessidade e prefere comer a comida feita no próprio fogão. Tanto em casa quanto fora, porém, a preferência é por alimentos mais saudáveis. Como resultado, um interesse maior em receitas e programas relacionados ao tema.
Pela tela do smartphone, é possível não só ver "Masterchefs" de nacionalidades variadas, mas também acompanhar canais como
"Ana Maria Brogui" ,
"Danielle Noce" ,
"Rolê Gourmet" e
"Receitas de Minuto" , entre outros. Somados, esses canais, que apresentam receitas variadas, de complexidades e gostos distintos, contam com mais de cinco milhões de assinantes.
Mais aplicativos e menos filas
Fora de casa, o interesse por comidas boas e pratos diferentes não tem sido saciado com os almoços executivos aos quais o brasileiro recorre durante a semana. Promoções, cupons de descontos e clubes de vantagens surgem como opção para quem quer conhecer mais restaurantes.
Um exemplo é o
ChefsClub (
https://www.chefsclub.com.br/), um clube de vantagens que oferece benefícios em uma rede de restaurantes parceiros a seus associados. Nesse modelo, o cliente faz uma assinatura semestral (R$ 129,90) ou anual (R$ 179,90) que dá descontos de até 50% nos menus, proporcionando mais acesso a experiências gastronômicas.
"O ChefsClub mostra que comer fora de casa em bons restaurantes é acessível. Prova disso é que, mesmo em tempos de crise, nosso número de sócios e de idas a restaurantes não pararam de crescer", explica Guilherme Mynssen, CEO da empresa. De acordo com ele, o objetivo é permitir que "pessoas tenham momentos prazerosos e que não se restrinjam a datas comemorativas e eventos pontuais". Essa economia, como destaca Mynssen, é a que o ChefsClub proporciona cada vez que um de seus sócios sai para comer.
Pelo aplicativo do serviço, os assinantes podem consultar os restaurantes mais próximos, filtrando por dia, preço, culinária, avaliações e localização, entre outras opções, além de ver seus restaurantes favoritos e quanto economizaram. Para conhecer a rede de restaurantes do ChefsClub, que está presente em mais de 25 cidades brasileiras, entre na
página da empresa , onde também é possível tirar suas dúvidas sobre o clube de vantagens.
Website:
https://www.chefsclub.com.br/