Releases 19/07/2018 - 11:55

Dia dos Pais: dados de 2017 geram expectativas positivas para PMEs


São Paulo, SP--(DINO - 19 jul, 2018) -
O Dia dos Pais é uma data pouco valorizada pelo seu poder de aumentar as vendas. Porém, segundo levantamento do Ebit - empresa de informação sobre o comércio eletrônico brasileiro – no ano passado, o e-commerce movimentou R$ 1,94 bilhão na data. O dado representa aumento de 10,1% com relação ao mesmo período de 2016 em que foi registrado 1,76 bilhão. Celulares, TVs, tênis, relógio de pulso e vinhos, foram alguns dos produtos mais encomendados. E com todo esse ânimo injetado pelo mercado em 2017, micro e pequenos empresários devem começar a apostar em suas estratégias de venda para superar esses dados.

Esperar chegar a semana anterior à data para fazer promoções relâmpago não é uma opção plausível, principalmente, para os gestores que pretendem aproveitar o momento de visibilidade para divulgar sua marca. É por isso que ficar atento às oportunidades e conhecer muito bem o seu negócio é um ótimo pontapé inicial.

Segundo o Sebrae, um dos primeiros passos para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é se ater ao seu próprio histórico para começar a traçar as estratégias para ano vigente. A análise de vendas do ano anterior dará uma visão de quais fornecedores chamar novamente, quais são os produtos que entrarão nas promoções e o que deu certo para ser repetido. Além disso, pensar no público-alvo definirá a linguagem a ser utilizada na comunicação e em qual canal fazer o marketing da campanha.

Envolver a equipe também é um fator essencial para o sucesso. Convidar os colaboradores para um brainstorm pode trazer as ideias criativas que estavam faltando para alavancar a ação de Dia dos Pais. Uma delas pode ser criar parcerias com empresas de mesmo público, porém de produtos diferentes, para unir forças e atrair mais clientes.

Já no quesito produto é necessário planejar qual será o tempo de exposição de cada um e em quais condições de pagamento. “É preciso considerar as variações de preços de um mesmo produto ao longo da campanha, além de como e quando vai receber. Ter esse controle ajudará o empresário a identificar exatamente qual é o seu momento e o próximo passo a ser colocado em prática”, afirma Lars Leber, Country Manager da Intuit, empresa de soluções de gestão financeira para micro e pequenos empreendedores.

E se engana quem diz que o cenário no mercado de lojas físicas não é mesmo que o dos e-commerces. Segundo dados do Serasa Experian, 2017 registrou a primeira alta desde 2015. As vendas na semana anterior ao Dia dos Pais subiram 2,5% com relação ao ano anterior, em que teve queda de 8,8%, seguida de 5,1% de recuo em 2015. Em São Paulo, o aumento foi de 1% durante a semana e chegou a 3,9% entre sexta e domingo.

Para conseguir se diferenciar e não ficar apenas nas promoções relâmpagos em plena semana de Dia dos Pais, o executivo Lars Leber selecionou mais algumas dicas para os empresários planejarem suas estratégias com eficiência:

• Pode pagar em quantas vezes? Se geralmente os consumidores já têm predisposição a escolher o parcelamento como parte da forma de pagamento, durante datas comemorativas essa tendência costuma aumentar. Por isso, o gestor deve ficar de olho nas quantias exatas a receber. No recurso disponível no QuickBooks, os empreendedores conseguem organizar as vendas parceladas, mantendo o controle total das finanças.

• E o capital de giro? Com a organização das compras em parcelas na ponta do lápis, se assegure de ter capital o suficiente para um semestre de funcionamento. Depois de garantido o dinheiro para o marketing e todas as ações que envolvem a campanha de Dia dos Pais, mantenha o capital de giro intacto (ou quase).  

• Planeje, planeje e planeje Estoque, treinamentos, brainstorm em equipe, campanhas publicitárias etc., são variáveis que requerem organização de pelo menos dois meses de antecedência. Assim, os processos acontecerão conforme previsto resultando em lucros para o seu negócio.

 

Sobre a Intuit

A Intuit desenvolve soluções de gestão financeira que simplificam e impulsionam os negócios e o planejamento de pequenas e médias empresas, empreendedores, profissionais autônomos e consumidores.

O portfólio de produtos da empresa inclui as soluções QuickBooks ZeroPaper e QuickBooks Online, que são baseadas na nuvem e têm mais de 4 milhões de usuários no mundo.

Fundada em 1983, nos Estados Unidos, a companhia emprega cerca de 8 mil funcionários e registrou uma receita global de 5,2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2017.

Considerada pela Forbes como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Intuit está presente no Brasil desde 2015 e tem escritórios nos cinco continentes, em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Israel e Reino Unido.

Outras informações sobre a empresa estão no site www.quickbooks.intuit.com/br.



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