São Paulo, SP--(
DINO - 01 jun, 2016) - A partir de outubro, todos os pneus vendidos no Brasil, sejam eles fabricados no país ou não, deverão respeitar uma performance mínima referente aos seguintes aspectos: resistência ao rolamento, aderência no molhado e ruído externo. Estes novos padrões proporcionarão uma melhoria na qualidade dos produtos comercializados no país.
Além do respeito aos critérios das novas performances, os pneus deverão ser etiquetados indicando o nível de cada uma delas, tal qual ocorre hoje com os eletrodomésticos, fornecendo maior transparência para os consumidores.
Atenta a esta nova regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que objetiva aumentar a segurança viária, a 12ª PneuShow, Feira Internacional da Indústria de Pneus, será um importante cenário para debates e discussões do mercado a respeito da nova regulamentação. Boa parte dos expositores já começou a se adequar aos novos critérios de fabricação e de qualidade.
É o caso de algumas marcas, que já estão seguindo as determinações do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) um ano antes da norma começar a valer. Exemplos poderão ser vistos de perto na PneuShow 2016, de 28 a 30 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Entenda melhor - A obrigatoriedade é regulamentada pela Portaria 544/12 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que inviabilizará a comercialização de pneus que não atinjam os critérios mínimos.
A resistência ao rolamento indicará aos motoristas o menor ou maior consumo de combustível, isso porque está relacionada à eficiência energética e ao consumo de combustível, ou seja, quanto maior a resistência à rolagem, maior o consumo do combustível em função das deformações do pneu.
Já a aderência ao molhado destina-se a assegurar um nível mínimo de desempenho em pavimentos molhados, proporcionando melhor segurança para usuários.
O terceiro quesito servirá para proporcionar o melhor nível de ruído externo, proporcionando conforto ao motorista e melhor qualidade de vida nos grandes centros urbanos.
SERVIÇO:
PNEUSHOW 2016 ? 12ª Feira Internacional da Indústria de Pneus
Data: 28 a 30 de junho
Horário: das 14h às 21h
Local: Expo Center Norte
Promoção e organização: Francal Feiras
Cooperação: ARESP ? Associação das Empresas Reformadoras de Pneus do Estado de São Paulo e ABR ? Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus
Apoio: ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos; ABRAPNEUS ? Associação Brasileira de Revendedores de Pneus; ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas; AREBOP - Associação nacional empresas reciclagem pneus artefatos borrachas; INMETRO? Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia; FETCESP? Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo; NTC - Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site:
www.pneushow.com.brTwitter: @feirapneushow
Facebook: FeiraPneushow
Google+: Feira PneuShow