SEATTLE--(
BUSINESS WIRE-
DINO - 11 mai, 2016) -
A startup de tecnologia têxtil Evrnu?, SPC e a Levi Strauss & Co. (LS&Co.), fabricante líder mundial de roupas confeccionadas em jeans, anunciaram hoje que criaram o primeiro tecido jeans do mundo produzido com resíduo de algodão pós-consumo regenerado. Empregando uma tecnologia de reciclagem nova e de patente ainda pendente, o vestuário descartado pelo consumidor é transformado em fibra renovável. O primeiro protótipo, na forma de um par dos emblemáticos jeans Levi"s® 511®, representa um futuro em que o resíduo de produtos têxteis será reduzido consideravelmente e as peças de algodão serão continuamente regeneradas para a criação de um mundo mais sustentável.
Somente nos EUA, são desperdiçados a cada ano 13,1 milhões de toneladas de produtos têxteis, das quais 11 milhões de toneladas acabam terminando em aterros sanitários. Até agora, não havia nenhuma solução viável que efetivamente transformasse roupas velhas em novas sem comprometer sua qualidade ou resistência. Com a tecnologia da Evrnu, o algodão descartado pode ser transformado em uma nova fibra de algodão, o que gera novas possibilidades.
O protótipo do jeans Levi"s®, desenvolvido pela equipe de inovação da Evrnu e da LS&Co., foi criado a partir de aproximadamente cinco camisetas de algodão descartadas e utiliza 98% menos água em sua fabricação do que com produtos de algodão virgem, segundo dados da Evrnu. Ambas as empresas compartilham a visão de criar uma economia circular que amplie a vida do algodão e elimine o desperdício dando nova vida a roupas usadas.
"A LS&Co. foi a parceira perfeita para que pudéssemos demonstrar nossa tecnologia e capacidade, por ser uma representativa empresa norte-americana com um produto reconhecido no mundo todo", afirmou Stacy Flynn, diretora executiva da Evrnu. "Vislumbramos produzir um par de jeans Levi"s que tenha a mesma beleza e resistência dos originais, e estamos fazendo grandes progressos para o alcance dessa meta."
"Este primeiro protótipo representa um importante avanço em inovação de vestuário. Temos o potencial de reduzir em 98% o uso da água que seria necessária para o cultivo do algodão virgem, dando ao mesmo tempo vida nova a cada peça de roupa", comentou Paul Dillinger, chefe de inovação global de produto da Levi Strauss & Co. "Embora esteja apenas começando, esta tecnologia é uma grande promessa e um incrível avanço, pois, ao explorarmos o uso de algodão regenerado, ajudamos a reduzir consideravelmente nosso impacto geral sobre o planeta."
A LS&Co. foi a primeira empresa de vestuário a realizar parceria com a Evrnu e aplicar em uma roupa sua tecnologia que promete transformar o mercado. Os executivos da Evrnu esperam que a participação da LS&Co. aumente o interesse dos investidores, e representa o primeiro passo rumo à futura comercialização de sua tecnologia de reciclagem de vestuário.
Para a LS&Co., essa colaboração faz parte de uma inovação e estratégia de sustentabilidade mais amplas. Recentemente, a LS&Co. abriu mundialmente os dados de suas técnicas de acabamento
Water para aumentar sua adoção pela indústria de vestuário e reduzir o consumo geral de água. A empresa também está adotando uma abordagem mais holística com relação ao design de produtos sustentáveis com seus artigos Wellthread®, cuja fabricação considera fatores de sustentabilidade social, ambiental e econômica.
Por meio de sua avaliação de ciclo de vida, a LS&Co. identificou que a etapa de cultivo do algodão exerce o maior impacto sobre o uso da água durante a vida do produto. Representando 68% de toda a água utilizada durante o ciclo de vida de um par de jeans, o algodão é o elemento que oferece a maior oportunidade.
"Ao defender a conservação da água por meio de inovações em fibra, a indústria de vestuário tem o potencial de reduzir significativamente seu uso de água", continuou Dillinger. "À medida que tecnologias como a da Evrnu evoluírem, haverá mais oportunidades para acelerar o ritmo das mudanças rumo a uma indústria de vestuário de circuito fechado."
Sobre a Evrnu?, SPC
A Evrnu? é uma empresa de fins sociais registrada no estado de Washington, EUA, e fundada em 2014 com o propósito de enfrentar o problema do impacto ambiental negativo pelo uso intensivo de recursos das indústrias têxtil e de vestuário. A tecnologia da Evrnu converte de forma segura o desperdício de roupas de algodão pós-consumo a seu nível molecular para, então, transformá-las em fibra têxtil de altíssima qualidade. Para obter mais informações, visite http://www.evrnu.com.
Sobre a Levi Strauss & Co.
A Levi Strauss & Co. é uma das maiores empresas de marca de vestuário do mundo e uma líder mundial em moda jeans. A empresa desenha e comercializa jeans, moda informal e acessórios relacionados para homens, mulheres e crianças através das marcas Levi"s®, Dockers®, Signature by Levi Strauss & Co.? e Denizen®. Seus produtos são vendidos em mais de 110 países por meio de uma combinação de cadeias varejistas, lojas de departamento, sites de internet e uma presença mundial de cerca de 2.800 lojas de varejo e lojas da marca inseridas em lojas de terceiros (shop-in-shops). A receita líquida da Levi Strauss & Co. no ano fiscal de 2015 foi de US$ 4,5 bilhões. Para obter mais informações, visite http://levistrauss.com.
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Contato:
Evrnu, SPC
Amy DuFault, 508-364-2833
Amy@evrnu.com
ou
Levi Strauss & Co.
Amber McCasland, 415-501-7777
newsmediarequests@levi.com
Fonte: BUSINESS WIRE