Releases 29/04/2021 - 17:32

Sete dicas de mindful eating para contribuir com o emagrecimento e a saúde


(DINO - 29 abr, 2021) - Dias cheios de informações e afazeres têm dificultado que as pessoas estejam conscientes do momento presente. A qualidade da alimentação acaba sofrendo impacto nesse contexto.

Para priorizar a praticidade, é comum a escolha de alimentos nem sempre nutritivos. Embora seja uma opção fácil para trabalhar, estudar ou se deslocar entre uma atividade e outra, por exemplo, isso pode causar uma série de problemas: aumento de peso, má digestão, mal estar, distúrbios alimentares, entre outros.

Segundo a nutricionista Valentina Slaveiro, parceira da FIT FOOD, o minduful eating é uma prática para resgatar e desenvolver o estado de presença na alimentação. 'O minduful eating traz clareza sobre as sensações de fome e saciedade, e direciona escolhas alimentares com discernimento para priorizar a saúde', diz a nutricionista.

Com essa prática, que consiste em se alimentar com a atenção no aqui e no agora, ainda é possível perder peso. 'Quando comemos com fome real e de forma consciente, naturalmente interrompemos a refeição até nos sentir satisfeitos. Isso reduz excessos alimentares e o emagrecimento ocorre de forma fácil', acrescenta Valentina.

A nutricionista conta que a prática do minduful eating deve ser feita em todas as refeições e pode ser realizada em qualquer situação que a alimentação esteja presente. Mas, como colocar o mindful eating em ação? Valentina revela nas sete dicas a seguir:

? Para começar a driblar as doenças, ansiedade e compulsão alimentar, é preciso estar no momento presente durante a refeição. 'Preste atenção na sua alimentação, mastigue percebendo as texturas, os sabores e as cores presentes no prato à sua frente'.

? Agradecer pela refeição. 'Observe a si mesmo. Pergunte-se como se sente, como cada alimento reage no seu corpo e como você lida com certos desejos.'.

? Antes de iniciar a refeição, respirar fundo 3 vezes. 'Isto ajuda a acalmar a mente e sinaliza ao nosso cérebro que está na hora de iniciar o processo de digestão'.

? Desligar o celular ou televisão. 'O uso dos eletrônicos nas refeições nos faz comer mais rápido e em maior quantidade, já que ficamos desatentos ao que estamos ingerindo'.

? Mastigar antes de engolir. 'Não precisa contar suas mastigações, mas triture os alimentos até que fiquem pastosos para depois engolir'.

? Soltar os talheres durante as refeições. 'Segurar os talheres pode gerar ansiedade e acelerar o período da refeição'.

? Informar-se mais sobre a prática. 'Recomendo a leitura de 'Atenção Plena', dos autores Danny Penman e Mark Williams. O livro apresenta os benefícios de estar presente nas refeições como em todas as situações da sua vida', finaliza Valentina.

Website: http://fitfoodbrasil.com