São Paulo (SP)--(
DINO - 03 nov, 2017) - Empresas estão mudando seus processos digitais ao adotarem o sistema lean, filosofia de gestão originária do modelo Toyota que vem sendo aplicada também na transformação digital das companhias.
É o caso da CI&T, do Itaú, do UOL, do Magazine Luiza, do TudoAzul, da Orizon, da Flex e da TD Ameritrade. Representantes dessas organizações vão compartilhar em São Paulo como estão usando, em seus processos e na transformação digital, esse sistema de gestão que nasceu no setor automotivo.
Será no 1º Lean Digital Summit, dia 9 de novembro, das 8h às 18h, no Teatro Shopping Frei Caneca (rua Frei Caneca, 569, 7º andar), em São Paulo. O objetivo é detalhar como o sistema lean tem ajudado algumas das maiores empresas do mundo a otimizar a transformação digital.
É o caso da CI&T, multinacional brasileira escolhida pelas marcas líderes em seus desafios de transformação, que utiliza o sistema lean em 100% de seus projetos. "As empresas têm sido pressionadas a realizar a transformação digital dos negócios para se manterem competitivas e relevantes diante de um novo cenário de mercado e de consumidores hiperconectados", disse Cesar Gon, CEO e fundador da CI&T, que tem sede em Campinas (SP) e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.
Exemplo similar é a Flex, multinacional com sede nos EUA, especializada na montagem de produtos eletroeletrônicos e digitais, que adota o sistema lean há cerca de 10 anos, os últimos dois na transformação digital. A empresa já desenvolveu mais de 200 projetos de lean digital, contabilizam Rubens Kogake, gerente de Engenharia e representante do Startup Team, e Renato Costa, engenheiro senior.
Para eles, com a adoção lean na transformação digital, houve aumentos de produtividade, satisfação do cliente, fluxo de caixa, entre outros indicadores positivos. Isso porque a informação ficou mais ágil e com mais qualidade. "Melhorou muito a tomada de decisões na organização", disse Costa. "E fez com que a companhia trabalhasse de forma bem mais integrada", afirmou Kogake.
Para os dois executivos, no atual ambiente de negócios que exige respostas rápidas e de qualidade, não aplicar o digital lean pode significar perdas de oportunidades, de clientes e, portanto, financeiras.
"É fundamental identificar rapidamente perdas e problemas que impactam a organização e atuar neles com uma equipe de ação rápida e eficiente. Podemos notar a satisfação das pessoas que já perceberam que é melhor eliminarem ou diminuírem as perdas que acontecem quando estão clicando em inúmeros botões e sistemas para consolidar relatórios", acredita Costa.
"As pessoas querem mais tempo para se dedicarem àquilo que as torna importantes para a organização. Em alguns casos, temos projetos que, além de buscarem a informação automaticamente, já fazem uma triagem do que realmente necessita de atenção, aumentando a eficiência do trabalho de análise", complementou Kogake.
Para discutir tudo isso, o Lean Digital Summit terá apresentações de cases e discussões. Haverá um painel de debates com altas lideranças, com as participações do fundador e CEO da CI&T, Cesar Gon, do CIO do Itaú, Ricardo Guerra, do CEO do Magazine Luiza, Frederico Trajano, do presidente da Orizon, Mário Martins, com mediação de Flávio Picchi, vice-presidente do Lean Institute Brasil.
Haverá especialistas internacionais: Steve Bell, premiado autor americano de livros como "Lean Enterprise Systems", que introduziu pela primeira vez o termo "TI Lean". E Lule Demmissie, especialista americana responsável por conduzir a transformação lean da TD Ameritrade, considerada a melhor empresa de corretagem online dos EUA.
O Lean Digital Summit é fruto de uma parceria entre o Lean Institute Brasil (lean.org.br) e a CI&T (ciandt.com).
Fundado em 1998, o Lean Institute Brasil, de São Paulo, é uma entidade sem fins lucrativos, cuja missão é disseminar o sistema lean nas empresas por meio de eventos, consultorias, cursos, treinamentos, livros, manuais e conteúdos digitais, entre outras ações.
Esse instituto brasileiro foi o segundo do tipo a surgir no mundo. O primeiro foi o dos EUA (lean.org). Ambos fazem parte hoje de uma rede (leanglobal.org) de 22 institutos, em 22 países e 5 continentes, com a missão de disseminar o sistema lean, filosofia de gestão inspirada no modelo Toyota, adotada hoje por empresas de diversos setores e em grande parte mundo.
Em mais de 19 anos, o instituto brasileiro já apoiou a implementação lean em centenas de empresas, lançou livros, manuais e produziu eventos, além de workshops e cursos com a participação de mais de 5.000 empresas.
A CI&T é a parceira na transformação digital das marcas mais valiosas do mundo. É pioneira na aplicação de design e tecnologias avançadas como Machine Learning, Inteligência Artificial (AI), Analytics, Cloud e Mobility. Ao longo dos últimos 20 anos, a multinacional brasileira tem sido eleita para resolver desafios complexos, acumulando expertise para acelerar a transformação digital de grandes líderes do mercado por meio do Lean Digital - que torna consistentes as mudanças culturais e de processos. Também reúne competências que combinam estratégias de marketing digital às de tecnologia. Possui mais de 2.500 colaboradores, incluindo estrategistas de negócios digitais, designers e engenheiros nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Austrália, Japão e China. Para mais informações sobre a CI&T, acesse:
www.ciandt.com.
"O objetivo desse evento é ajudar os profissionais das empresas a entenderem como podem realizar a transformação digital do negócio de forma mais ágil e eficiente com real valor para seus clientes a partir da filosofia lean", acrescentou Cesar Gon, CEO e fundador da CI&T.
"A transformação digital é uma jornada estratégica importante e inevitável para organizações. Mas pela forma como ocorre, é, muitas vezes, um dos focos de desperdício e de pouca agregação real de valor. Esse encontro vai compartilhar experiências concretas que estão conseguindo mudar isso, fazendo dessa jornada algo fundamental para tornar a empresa mais econômica, produtiva, competitiva e com mais qualidade", acredita José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil.
Website:
https://www.lean.org.br/lean-digital-summit-2017.aspx